Logo Senac/Fecomércio/Sesc

Para ser gentil, é preciso ser cordial

A cordialidade é essencial para a gentileza. Os termos não denotam exatamente a mesma coisa, apesar de aparecerem em dicionários como sinônimos.

Como já vimos, ser gentil é mais do que ter boas maneiras, ser simpático e receptivo:

é doação, é fazer o bem espontaneamente e se sentir melhor por isso.

Cordialidade do latim cor, refere-se ao coração, ao afeto; qualidade de manifestação explícita de afeto e simpatia. Implica a demonstração ao próximo de cortesia, de boa educação.

É preciso sempre buscar relacionar-se da melhor maneira possível com os colegas na empresa, agindo amigavelmente e demonstrando integridade e empatia. Todos ganham quando o clima no ambiente de trabalho é saudável. Ser cortês é fazer uso de simples regrinhas básicas de educação.

Para ser gentil, é preciso ser cordial

Comece colocando em prática...
Uma impressão em frente e verso equivale a dois manuais
Presenteie um colega!
Como imprimir o manual (é muito simples):
1.º Abra o pdf no Adobe Reader
2.º Clique no menu Arquivo/ Imprimir/ Propriedades
3.º Selecione a opção 2 lados e a orientação Horizontal

Use as setas para visualizar o passo a passo de como montar seu manual:

A formalidade é estranha ao ser; a cordialidade é a sua natureza.

Você não pode eliminar a formalidade na sociedade. Ela deve ter o seu lugar. Entretanto, destituída de cordialidade, a formalidade pode ser hipócrita. A cordialidade sozinha pode originar o caos e algumas vezes pode até parecer descuido.A formalidade melhora a comunicação; a cordialidade melhora a comunhão – a unidade. A comunicação só é necessária quando há dois. A formalidade mantém a dualidade. As estruturas baseiam-se na formalidade. O amor e o conhecimento baseiam-se na cordialidade. Para que o amor e a cordialidade floresçam, você precisa de um ambiente informal e cordial. Uma organização não pode acontecer e a ordem não pode prevalecer se as formalidades forem abandonadas. Todas as ações são passos medidos de formalidade. A cordialidade é o âmago da existência; a formalidade é uma carapaça externa. Quando a carapaça externa é fina, ela pode refletir a luz interior, como o anteparo do candelário que suaviza a luz. Mas, se o abajur é muito opaco, você não consegue ver a luz. Da mesma forma, nós precisamos criar um equilíbrio entre formalidade e cordialidade.

Sri Sri Ravi Shankar

Exemplos são essenciais #pratiquegentileza

A gentileza inclui atitudes fundamentais. Entre elas, destacam-se:

Acolher
Ver o outro -
ter empatia
fazer o bem
agradecer

O Profeta Gentileza – A História de um homem gentil

Em 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo Gran Circus Norte-Americano. Foi uma das maiores tragédias circenses do mundo. Mais de 500 pessoas morreram, a maioria crianças.

Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José Datrino, então com 44 anos de idade, acordou alucinado ouvindo vozes astrais, segundo suas próprias palavras. Elas mandavam que ele abandonasse o mundo material e se dedicasse apenas ao mundo espiritual. Datrino pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou um jardim e uma horta sobre as cinzas do circo e lá morou por quatro anos.

Datrino dedicou-se a confortar os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquela época em diante, passou a se chamar José Agradecido, ou simplesmente Profeta Gentileza. Ele se tornou andarilho e encheu as pilastras de um viaduto no Rio de Janeiro com inscrições em verde-amarelo expondo sua crítica ao mundo e uma alternativa ao mal-estar da civilização.

imagem: profeta gentileza