
É ouro! Gustavo Ramos Freitas Argoud, representante do UniSenac – Campus Porto Alegre, trouxe para o Rio Grande do Sul a tão desejada medalha de ouro na etapa nacional das Competições Senac. Na ocupação Cozinha, Gustavo conquistou o primeiro lugar do pódio com muito empenho e dedicação, além de treinos diários.
Natural de Porto Alegre, Gustavo formou-se no curso de Cozinheiro em 2022, e está em treinamento desde novembro do ano passado. Os treinos foram intensos, de segunda a sexta-feira. A estratégia utilizada pelo treinador Thiago Padilha Bertuol foi elevar os desafios ao nível máximo para obter uma preparação o mais completa possível. Deu certo!
O Rio Grande do Sul levou oito competidores à etapa nacional, realizada no Riocentro. Lá, eles encontraram mais de cem outros competidores de escolas Senac de todo país. Ao longo de três dias, de 18 a 20 de setembro, todos foram submetidos a provas que testaram suas habilidades técnicas e comportamentais em situações reais do dia a dia das profissões e devidamente avaliados por especialistas nacionais e internacionais. Na cerimônia de premiação, o melhor resultado alcançado pela delegação gaúcha na história das Competições: seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Além da medalha de ouro, Gustavo ainda carimbou o passaporte para a maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills que, em 2026, será realizada em Shanghai, na China, e definirá o melhor do mundo em cada ocupação.
Como funcionam as Competições Senac
As Competições Senac são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual e os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira. Por fim, os primeiros colocados em cada ocupação na etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.