
É ouro - e muito ouro! Todos os oito gaúchos que participaram da etapa nacional das Competições Senac saíram medalhistas - a maioria deles são oficialmente os melhores do país em suas ocupações profissionais. No total, foram seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Esse foi o melhor resultado alcançado pela delegação gaúcha na história das Competições. A cerimônia de premiação foi realizada na noite deste domingo, 21, no Riocentro - local que abrigou as provas da disputa. O evento contou com a participação de autoridades do Sistema Comércio do Brasil todo e foi finalizado com um show do sambista Diogo Nogueira.
Conheça os vencedores gaúchos, suas respectivas ocupações e escolas de origem:
Ouro: Cozinha - Gustavo Freitas Argoud - UniSenac - Porto Alegre
Ouro: Estética e Bem-estar - Maria Eduarda Guerreiro da Silveira - Senac Canoas
Ouro: Recepção de Hotel - Natália da Rosa Corso - Senac Taquara
Ouro: Confeitaria - Beatriz Ribeiro dos Santos - Senac Santa Cruz do Sul
Ouro: Desenvolvimento de Sistemas - Bruno César Silva de Souza - Senac São Leopoldo
Ouro: Aplicações Web e Mobile - Vinícius Alves Fantin - Senac Caxias do Sul
Prata: Cuidados de Saúde e Apoio Social - Cássia Eloa Martins de Oliveira - Senac São Borja
Bronze: Cabeleireiro - Ronaldy Kauan Oliveira da Silva - Senac Camaquã
Ao longo dos três últimos dias, mais de cem competidores de escolas Senac de todo o país foram submetidos a provas que testaram suas habilidades técnicas e comportamentais em situações reais do dia a dia das profissões. Avaliados por especialistas nacionais e internacionais, eles precisaram finalizar tarefas dentro de um tempo estipulado, seguindo rigorosos critérios previamente definidos. Ao final de cada dia, as notas foram lançadas em um sistema eletrônico e computadas pela equipe técnica.
O Rio Grande do Sul levou oito competidores à etapa nacional. Os representantes gaúchos passaram por intenso treinamento em suas áreas de atuação, ao longo do último ano, na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, em Porto Alegre. Todo o esforço e dedicação resultaram num total de oito medalhas com destino ao RS, ou seja, presença gaúcha em todos os pódios.
“O desempenho exemplar dos representantes de nossos competidores é resultado direto da qualidade técnica e pedagógica do Senac-RS. Esta é uma demonstração clara de que a educação profissional, quando bem estruturada e orientada por valores de excelência, transforma trajetórias e gera impacto real na sociedade”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, diante da conquista.
“Sabemos que 2024 foi um ano difícil, em função da tragédia natural que assolou o nosso Estado. Mas trabalhamos muito em busca de qualificação e essas medalhas representam isso. O sentimento é de orgulho, em especial dos nossos alunos que deram seu melhor, e de todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente nas Competições. Esta é uma conquista de todo o Senac do Rio Grande do Sul”, complementou a diretora regional da instituição, Sandra Lindorfer.
Os medalhistas de ouro de três ocupações - Cozinha, Estética e bem-estar e Recepção de hotel - ainda carimbaram passaporte para a maior competição de educação profissional do planeta, a WordSkills (as ocupações de Aplicações Web e Mobile, Confeitaria e Desenvolvimento de Sistemas, por serem novas, não disputavam vaga na competição). Em 2026, a próxima edição será realizada em Shanghai, na China, e definirá o melhor do mundo em cada ocupação.
“Essas conquistas representam todo o trabalho, e são fruto de tudo aquilo que viemos executando. Elas são resultado, principalmente, da qualidade não só do que o departamento regional faz, mas do que as escolas realizam. Continuaremos colhendo muitos frutos desse momento. Agora é comemorar: estamos rumo a Shanghai, rumo à China”, declarou o gerente de educação profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi.
Além dos competidores, dois docentes avaliadores da delegação gaúcha receberam medalha de destaque: Amanda Bittencourt (treinadora da ocupação de Estética e bem-estar) e Thiago Bertuol (treinador da ocupação de Cozinha). Ambos foram reconhecidos por suas atuações engajadas e éticas ao longo dos últimos três dias de competição.
Sobre a edição 2025
A etapa nacional das Competições Senac deste ano movimentou o pavilhão 4 do Riocentro, entre os dias 17 e 21 de setembro. Por dia, o local recebeu cerca de 4 mil visitantes, entre alunos de ensino médio em excursões escolares, autoridades, especialistas, imprensa e população em geral. Mais de 300 pessoas compuseram a delegação oficial, desde competidores, docentes-avaliadores, delegados técnicos, avaliadores externos, observadores, intérpretes até chefes de oficina.
Além do espaço de provas, o evento ainda contou com outras atrações, como um espaço “bem-estar” de cuidados integrais, com massagens e tratamentos estético; uma “arena drone”, na qual foi possível aprender a pilotar, até um estande “maker”, com impressões 3D que aconteciam em tempo real, demonstrando as ferramentas de fabricação digital de um FabLab. O palco principal também abrigou grandes nomes que palestraram sobre diversas temáticas, desde esportes até tecnologia e inovação.
Um destaque da edição de 2025 foram as ocupações que fizeram sua estreia nas Competições: Aplicações Web e Mobile, Confeitaria e Desenvolvimento de Sistemas. A realização pioneira dos testes funcionou como uma mostra do quanto tais áreas podem avançar e impulsionar o Sistema Comércio.
Como funcionam as Competições Senac
As Competições Senac são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual e os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira. Por fim, os primeiros colocados em cada ocupação na etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo – com exceção dos vencedores das novas ocupações que realizam provas nacionais pela primeira vez.
Para mais informações, acesse www.senacrs.com.br/competicoes.