
Concentração e dedicação: duas palavras-chave que marcaram o primeiro dia de disputas da etapa nacional das Competições Senac. Realizadas no Riocentro, na Barra Olímpica, as provas iniciaram oficialmente nesta quinta-feira, 18.
O dia incluiu testes como: execução de corte de cabelo estilo comercial masculino, criação de sobremesa contendo as frutas manga e maracujá, produção de extensão de cílios fio a fio, realização de atendimentos em recepção convencional de hotel e club lounge e preparação de prato com o “sabor do Brasil”, utilizando peixe, milho e um ingrediente típico regional surpresa.
Os oito competidores que representam o Rio Grande do Sul estrearam em suas ocupações: Aplicações Web e Mobile - Vinícius Alves Fantin; Cabeleireiro - Ronaldy Kauan Oliveira da Silva; Confeitaria - Beatriz Ribeiro dos Santos; Cozinha - Gustavo Freitas Argoud; Cuidados de Saúde e Apoio Social - Cássia Eloa Martins de Oliveira; Desenvolvimento de Sistemas - Bruno César Silva de Souza; Estética e Bem-estar - Maria Eduarda Guerreiro da Silveira; Recepção de Hotel - Natália da Rosa Corso.
“As Competições demonstram a pluralidade de talentos que ajudamos a formar no Senac-RS. Nossos competidores, nas suas mais diversas áreas de atuação, são motivo de orgulho e corroboram o nível de excelência do ensino profissional proporcionado por nossa instituição", declarou a diretora regional da instituição, Sandra Lindorfer, que acompanha o evento.
Nas Competições Senac, quem está na disputa é submetido a provas que simulam situações reais. É preciso completar as tarefas em um tempo determinado e sob os olhares de avaliadores. Ao longo dos próximos dois dias, as habilidades dos competidores continuarão sendo postas à prova.
Na edição de 2025, participam do evento mais de cem competidores, em busca de medalha e vaga na WordSkills - a maior competição de educação profissional do mundo. O destino dos vencedores, em 2026, é Shangai, na China. Será no domingo, dia 21, que conheceremos quem terá o passaporte carimbado rumo à Ásia.
Para além das provas, que são abertas ao público e podem ser conferidas via transmissão ao vivo, o pavilhão 4 do Riocentro conta com outras atrações. Desde o espaço “bem-estar” de cuidados integrais, com massagens e tratamentos estéticos, passando por uma “arena drone”, na qual é possível aprender a pilotar, até um estande “maker”, com impressões 3D rolando em tempo real, que demonstram as ferramentas de fabricação digital de um FabLab.
Como funcionam as Competições
As Competições Senac são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual e os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira. Por fim, os primeiros colocados em cada ocupação na etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo – com exceção dos vencedores das novas ocupações que realizam provas nacionais pela primeira vez.
Para mais informações, acesse www.senacrs.com.br/competicoes.