
A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma das principais ferramentas de inovação no setor da saúde, promovendo diagnósticos mais rápidos, precisos e seguros. O impacto vai desde a análise de exames laboratoriais até o suporte à decisão clínica, trazendo benefícios tanto para pacientes quanto para profissionais da área.
Segundo Valter Brandenburger Vasconcellos, coordenador de Tecnologia do Senac São Leopoldo e docente do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (TDS), o avanço é significativo. “Com o uso da IA, é possível analisar grandes volumes de dados em segundos, processando imagens médicas, exames laboratoriais e históricos clínicos. Essa tecnologia identifica padrões que seriam demorados de se perceber manualmente, permitindo a detecção precoce de doenças como câncer, diabetes, cardíacas e neurológicas. É como ter uma segunda opinião altamente qualificada, reduzindo o risco de diagnósticos equivocados”, explica.
Entre as aplicações práticas, a IA já é amplamente utilizada em radiologia e imagem médica, em tomografias, ressonâncias e mamografias para identificar nódulos, fraturas e tumores, além da análise de lâminas de biópsias que permite identificar células cancerígenas com maior rapidez. A tecnologia também se faz presente em exames laboratoriais, automatizando análises e garantindo maior precisão. “No dia a dia dos profissionais da saúde, a Inteligência Artificial atua como um suporte à decisão clínica, fornecendo recomendações baseadas em evidências. Também automatiza tarefas repetitivas, libera tempo para o atendimento humano, auxilia no monitoramento contínuo com dispositivos e, principalmente, traz mais agilidade e segurança no início dos tratamentos”, ressalta Valter.
Além de impactar diretamente a assistência em saúde, a IA abre espaço para novos campos de atuação profissional. Nesse contexto, o Senac São Leopoldo oferece formações que unem tecnologia e saúde, preparando os alunos para lidar com inovações como essa. “O Senac já oferece o curso Técnico em Inteligência Artificial, que capacita os estudantes para desenvolver e aplicar soluções nessa área. Trabalhamos com formações técnicas e práticas, projetos integradores e uma grade curricular atualizada, que inclui programação, análise de dados, big data e segurança cibernética. A ideia é preparar profissionais não apenas para usar ferramentas de IA, mas também para compreender seus impactos e aplicá-las de forma ética, inovadora e alinhada às demandas do mercado”, conclui.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela escola, os interessados podem entrar em contato com o Senac São Leopoldo pelo telefone (51) 98608-5622. A unidade fica localizada na Rua Lindolfo Collor, 835, no bairro Centro.