
Iniciou no dia 7 de agosto o curso de culinária pesqueira na Colônia de Pescadores Z3, ministrado pelo professor e chef Pedro Vianna. A atividade faz parte do Projeto SOMAR, iniciativa de impacto social do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que busca transformar realidades, gerar valor para as comunidades e contribuir para um mundo mais sustentável.
A turma conta com 12 alunas, que irão aprender técnicas e preparos com pescados locais, contribuindo para a geração de emprego e renda na região.
Segundo Vianna, o curso foi estruturado com foco nas boas práticas de alimentação e nas normas da vigilância sanitária. Em seguida, foi desenvolvido o plano de curso para que as alunas pudessem usar os insumos da região em receitas que agregassem valor aos produtos deles, principalmente o camarão, o mais lucrativo deles. “No curso, elaboramos receitas que elas possam replicar para dar ainda mais valor aos produtos, como diferentes formas de empanar o camarão e receitas mais elaboradas, como quiches e massas recheadas", explica.
Ele acrescenta que as técnicas também envolvem o preparo de peixes, e que as receitas podem ser adaptadas para outras proteínas: "Todas as técnicas foram feitas com camarões e peixes. E, claro, o plano de curso foi desenvolvido para pescados, mas são receitas que elas podem recriar também com outras proteínas, caso optem por isso."
O curso reforça a valorização dos insumos locais e oferece às alunas ferramentas práticas para ampliar sua atuação profissional e empreendedora na pesca e na gastronomia.
Mais informações sobre o Senac Pelotas e os projetos desenvolvidos pela unidade podem ser obtidas pelo telefone (53) 9 8464-5683, pelo site Senac Pelotas ou diretamente na escola, localizada na Rua Dom Pedro II, 901.