
O Projeto Escola em Tempo Integral, desenvolvido nas escolas municipais de Vera Cruz com o apoio técnico do Senac Santa Cruz do Sul, vem promovendo experiências inovadoras por meio do componente curricular Jogos Colaborativos. Presente nas escolas E.E.E.F. Walter Dreyer, EMEF São Francisco e EMEF João Carlos Rech, a disciplina tem proporcionado momentos de aprendizado dinâmico, criativo e estratégico para os alunos.
Mais do que atividades físicas, os Jogos Colaborativos são pensados para desenvolver competências essenciais para a vida em sociedade, como empatia, cooperação, autocontrole, resolução de conflitos e resiliência. Durante as aulas, os estudantes são desafiados a se movimentar, pensar em conjunto, tomar decisões e lidar com diferentes emoções e situações em grupo.
O componente curricular é estruturado de forma lúdica e intencional, buscando o desenvolvimento integral dos alunos. A proposta incentiva a experimentação de diferentes estratégias e movimentos corporais, promovendo o respeito às diferenças e o fortalecimento dos laços entre os colegas.
?
Segundo os educadores envolvidos, a prática dos Jogos Colaborativos tem refletido positivamente no ambiente escolar, contribuindo para a melhoria da convivência e o fortalecimento da cultura de paz. “Os alunos aprendem a valorizar o trabalho em equipe, a respeitar as regras e a lidar com as frustrações de forma construtiva. É uma construção diária de atitudes e valores”, destaca a responsável pelo programa Soluções Corporativas do Senac Santa Cruz do Sul, Ariane Lazzari.