
Iniciar o curso Técnico em Enfermagem é dar os primeiros passos em uma das profissões mais humanas, exigentes e transformadoras da área da saúde. Para a enfermeira e docente Liamar Figueiredo, do Senac Gravataí, o aluno que chega à sala de aula deve estar preparado não apenas para aprender técnicas, mas para desenvolver uma postura ética, empática e profissional desde o primeiro dia.
Liamar destaca que as principais habilidades comportamentais para quem está iniciando no curso técnico em enfermagem são: empatia, boa comunicação, trabalho em equipe, resiliência, organização, proatividade, ética e responsabilidade. "Todas essas habilidades são trabalhadas com o aluno já no início do curso por meio de aulas práticas e teóricas promovendo a participação de dinâmicas em grupos, simulações, vídeos, palestras, visitas técnicas, reflexão sobre casos clínicos que envolvam dilemas éticos e emocionais", comenta.
Entre os principais fatores que deixam os estudantes nervosos nos primeiros atendimentos, a docente cita o medo de errar na frente dos colegas e professores, a insegurança técnica, falta de familiaridade com o ambiente clínico simulado, pressão do tempo ou avaliação, dificuldade em se comunicar com o paciente. "As estratégias que utilizo e recomendo são aulas práticas com frequência, a repetição de procedimentos em laboratórios, que ajudam a transformar a técnica em algo automático e seguro, a utilização de checklists para cada procedimento, simulações em duplas ou grupos", aconselha.
Para que o aluno do técnico em enfermagem desenvolva essa base sólida e se sinta seguro na prática clínica, é fundamental que, segundo a docente, desde o início do curso, dedique atenção especial a alguns conteúdos teóricos que sustentam todas as atividades da profissão:
Anatomia e fisiologia humana - com o objetivo de compreender a estrutura e funcionamento do corpo humano, essencial para entender doenças, interpretar sinais vitais e aplicar procedimentos corretamente. Estudar sistemas (cardíaco, respiratório, urinário etc.) de forma integrada com os cuidados de enfermagem.
Fundamentos da enfermagem - ensina os princípios básicos do cuidado, como higiene, segurança do paciente, preparo do leito, administração de medicamentos e outros.
Farmacologia básica - para auxiliar na administração correta dos medicamentos, na compreensão dos efeitos colaterais e na prevenção de erros de medicação.
E para desenvolver esse estudo, Liamar recomenda:
- criar um caderno integrado com resumos organizados por temas;
- usar esquemas visuais (mapas mentais, tabelas, fluxogramas);
- reforçar os estudos com vídeos e simulações;
- participar ativamente das aulas práticas e associar a teoria com cada procedimento executado.
Ciente da importância de capacitar profissionais com ensino de qualidade, o Senac Gravataí está com inscrições abertas para o curso Técnico em Enfermagem. A formação foi reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com o Selo de Qualidade, concedido às instituições que se destacam na formação de profissionais da área. Duas turmas estão com vagas abertas, com início das aulas no dia 11 de agosto. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois turnos: pela manhã, das 9h15 às 12h15, e à noite, das 19h às 22h.
Para as inscrições, acesse o site do Senac Gravataí. Mais informações pelo telefone (51) 8594-1417. A escola fica localizada na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 480, no bairro Centro.