
O programa SOMAR, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Sindicatos, tem desempenhado um papel essencial na formação de novas turmas dos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Contabilidade em Viamão. A iniciativa nasceu a partir de uma escuta ativa dos parceiros locais — Sesc, Senac, Sindilojas Viamão, Prefeitura de Viamão (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social) e empresários da região — com o objetivo de atender à crescente demanda por profissionais qualificados no município.
O SOMAR contribui para suprir a carência de mão de obra qualificada em Viamão, unindo esforços para preparar jovens para o ingresso no mercado de trabalho, especialmente nos setores de comércio e serviços. Para isso, oferece cursos de formação, workshops e treinamentos práticos com uma abordagem prática e monitorada, alinhada às práticas atuais do mercado.
“A expectativa é que a qualificação desses profissionais não apenas promova o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável da comunidade, mas também gere renda e emprego dentro do próprio município, impactando positivamente o desenvolvimento de Viamão” destacou Estela Maris, diretora do Senac Viamão.
No próximo dia 05 de junho, será realizada a formatura da primeira turma do curso de Assistente Administrativo. Ao longo da formação, os parceiros participaram presencialmente de dois encontros com os alunos, promovendo rodadas de conversa nas quais puderam se apresentar, compartilhar suas experiências e apresentar suas áreas de atuação. A turma também desenvolveu um projeto de pesquisa estruturado, com acompanhamento pedagógico, que culminou em uma apresentação final aos empresários. O momento gerou conexões valiosas e abriu possibilidades reais de contratação e inserção no mercado de trabalho.
Mais informações sobre outros cursos e atividades do Senac Viamão podem ser obtidas pelo telefone (51) 3435-2640 ou pelo WhatsApp (51) 98585-9819.