
Maio veste duas cores fortes para lembrar causas urgentes. O amarelo alerta para a importância da segurança no trânsito, enquanto o laranja chama atenção para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Unindo conscientização e mobilização social, o mês reforça que a mudança começa com informação, atitude e responsabilidade coletiva.
A coordenadora dos cursos da área da Saúde no Senac Santana do Livramento, Aurélia Ribas, explica que as campanhas têm o intuito de alertar sobre duas condutas importantes, tanto a responsabilidade de dirigir e manter a segurança no trânsito quanto a prevenção da exploração sexual e abuso infantil. "Toda a sociedade deve estar em atenta, envolvendo, sensibilizando e alertando", destaca.
Ambas as campanhas de prevenção, segundo a especialista, envolvem vários seguimentos como, por exemplo, o trânsito, desde o cuidado em frente às escolas, a educação das crianças para o trânsito, a não combinação de trânsito e bebidas alcoólicas etc.. Já a prevenção para o abuso e exploração sexual também engloba ações de prevenção relacionadas às escolas, crianças, pais e familiares.
Aurélia ressalta que o papel do profissional da área da saúde nessas situações deve ser atuante em simulações, campanhas e orientações: "Saber identificar situações de risco e principalmente saber os protocolos e encaminhamentos nos casos de sinistros e violências".
No caso da identificação de sinais de violência sexual contra crianças e adolescentes, a coordenadora menciona a importância da capacitação de futuros profissionais para "saberem identificar os sinais de quem abusa e quem é abusado, os protocolos a seguir após identificação de atos libidinosos e ainda direcionar criança e família para tratamento pós-trauma".