
Aprender inglês pode significar muito mais do que dominar um novo idioma. Para alunos com dificuldades de socialização, a sala de aula se transforma em um espaço de acolhimento, estímulo e descoberta pessoal. Em meio a diálogos, atividades culturais e conexões globais, muitos encontram não apenas fluência, mas também autoconfiança para interagir em diferentes contextos — seja em ambientes online, intercâmbios ou no convívio diário.
Esse é o caso de João Pedro de Aguiar Rodrigues, de 20 anos, nascido em Porto Alegre e morador de Viamão desde criança. Diagnosticado com síndrome de Tourette, João realizou os cursos de Inglês e Desenvolvimento Web no Senac Viamão, onde obteve facilidade de adaptação quanto aos docentes e à dinâmica de ensino: "A primeira coisa que me disseram quando mencionei minha Tourette foi que não havia problema nenhum e que eu podia ficar tranquilo. Realmente, sempre fui bem tratado na escola, e isso me ajudou a ter mais iniciativa para falar com outras pessoas, tanto em português como em inglês. Enriquecedor como um segundo idioma e para minha interação social", conta.
Atualmente, João realiza o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Bilíngue na mesma escola, área que pretende fazer faculdade depois que acabar a formação técnica. "Também gostaria de cursar alguma outra formação de programação, se houver a oportunidade. Quero ser um programador, ainda não sei bem em qual área, mas, se fosse para escolher, seria de criação de sistemas", destaca.
Para a docente de Idiomas do Senac Viamão, Camila de Medeiros Jacques, os cursos de Inglês da escola são voltados para a comunicação fluida, ou seja, os alunos aprendem desde a primeira aula a terem uma conversa natural e contínua sobre assuntos do dia-a-dia. "Focamos no desenvolvimento natural das habilidades de fala, escuta, leitura e escrita. Com o tempo, notamos que muitos alunos não possuem confiança em falar em público até mesmo na língua materna. Então, fazemos questão de deixarmos nossos alunos se sentirem em um ambiente seguro e acolhedor, onde podem fazer experimentações, falar sobre diferentes assuntos que lhes interessam e geram identificação. Vimos que isso tornou-se muito relevante em nosso jeito de ensinar", explica.
Além de aprender um novo idioma, de acordo com a docente, os estudantes ganham mais confiança, ampliam o vocabulário, organizam melhor as ideias e se tornam mais preparados para interações em diferentes contextos, inclusive interculturais. "Acredito que nosso grande diferencial é proporcionar o protagonismo de aprendizagem aos nossos alunos", ressalta Camila.
Em meio aos muitos conteúdos gramaticais esperados em um curso regular, a Aprendizagem Integrada ao Contexto (CLIL), segundo a especialista, faz toda a diferença nas aulas: "Gostamos muito de trabalhar com diferentes contextos culturais, como festivais típicos, esportes ou literatura. Sempre gerando curiosidade para que nossos alunos, além de aprender uma nova língua, também se sintam integrados com a cultura internacional", reforça.
Em resumo: o compromisso do Senac Viamão vai muito além do ensino de uma nova língua. "Buscamos formar comunicadores confiantes, curiosos e preparados para o mundo. Ao aliar conteúdo significativo, contextos culturais ricos e um ambiente acolhedor, proporcionamos uma experiência de aprendizagem transformadora, na qual nossos alunos se tornam protagonistas do próprio desenvolvimento", finaliza.
Para se inscrever nas formações, os interessados devem acessar o site do Senac Viamão ou comparecer na escola, que fica localizada na Rua Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3435-2640 ou pelo WhatsApp (51) 98585-9819.