
Com o tema “Mulheres que Transformam o Mundo”, a campanha da ONU Mulheres 2025 celebra os 30 anos da Plataforma de Ação de Pequim, onde foram definidos os direitos das mulheres em nível global. A iniciativa visa reconhecer as lideranças femininas que, por meio da arte, da ciência, da política e de outras áreas, desafiaram barreiras e abriram portas para as gerações futuras. Nesse cenário, destaca-se o papel das mulheres latinas que, pioneiras em seus campos de atuação, transformaram realidades e legaram importantes conquistas à sociedade.
A história latino-americana é marcada por figuras femininas que enfrentaram desafios e mudaram paradigmas. Exemplos incluem Frida Kahlo e seu papel na arte; Isabel Allende, chilena que escreveu sobre as mulheres de uma perspectiva mais empoderada; Gabriela Mistral, a primeira mulher latino-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura; e, mais recentemente, Olga Cantillo, a primeira mulher a presidir a Bolsa Latino-Americana de Valores (Latinex). Essas são apenas algumas das inúmeras mulheres que deixaram um legado de inspiração para o mundo.
Além de inspirar, essas mulheres demonstram a importância de compreender as culturas e os contextos em que viveram e atuaram. Para se conectar com essas histórias e vivenciar o universo hispano-americano, o aprendizado da língua espanhola se revela uma poderosa ferramenta, conforme explica a docente de idiomas do Senac Lindóia, Paulina Almazán Valdebenito. “Aprofundar o conhecimento em qualquer idioma é viver profundamente uma cultura e com um bom conhecimento da língua espanhola é possível conhecer mais da história, viver a gastronomia, hábitos e peculiaridades de cada país”, destaca.
Ela descreve que o ensino de idiomas no Sena-RS vai além da simples aprendizagem da língua, promovendo uma imersão cultural. “Nosso material didático inclui biografias, produções literárias e cinematográficas, além de debates e reflexões sobre os legados dessas figuras históricas. Dessa maneira, enriquecemos o aprendizado da língua e proporcionamos uma visão mais completa e justa da cultura hispânica”, afirma.
Além das aulas formais, Paulina sugere a utilização de filmes, músicas e canais de notícias como recursos para aprofundar o conhecimento sobre a cultura dos países hispano-hablantes, ampliar o vocabulário e familiarizar-se com diferentes sotaques e expressões regionais.
Para saber mais sobre o Senac Lindóia, os interessados devem acessar o site ou comparecer na escola, localizada na av. Assis Brasil, 3522, no bairro Jardim Lindóia. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3366-0521 ou pelo WhatsApp (51) 9150-8409.