
A massagem vai muito além do simples relaxamento. Com diferentes técnicas — como a relaxante, terapêutica e esportiva —, ela é uma grande aliada da saúde e do bem-estar. Mas você sabe qual é a mais indicada para cada situação? A docente do curso de Massagem do Senac Novo Hamburgo, Camila Tondo, explica.
Na massagem relaxante são realizadas manobras mais suaves e contínuas, proporcionando um momento agradável para quem recebe. “Já na terapêutica, nós, profissionais, localizamos as contraturas musculares, pontos onde os pacientes relatam dores ou desconforto. Neste caso, realizamos manobras com mais pressão para ‘desmanchar’ essas ‘nós’ formados”, conta Camila.
Indicada para atletas, a massagem esportiva conta com dois tipos: a pré e a pós exercício físico. “Antes de realizar o exercício, podemos executar movimentos mais rápidos para ativar a circulação, aquecendo aquele músculo que será mais utilizado naquela atividade. Após o exercício, são feitas manobras mais lentas para o músculo relaxar”, afirma a profissional.
Outro tipo de massagem é a modeladora, recomendada para a redução de medidas, utilizando cosméticos apropriados para a técnica.
Os principais benefícios
Além do relaxamento, a massagem proporciona benefícios físicos e emocionais para o paciente. “A massagem contribui significativamente para a circulação sanguínea e, como todo o nosso corpo é irrigado por sangue, ao estimular esse sistema acabamos beneficiando também o funcionamento dos demais. Além disso, o toque é essencial: todos nós precisamos desse momento para nos sentirmos melhor”, destaca Camila.
Rotina do massagista profissional
Como é o cotidiano de trabalho de um massagista profissional? E quais são os principais desafios enfrentados na prática diária? A docente explica que o massagista tem a vantagem de organizar a própria rotina. Com essa autonomia, o profissional pode definir quantos atendimentos fará por dia, seja atuando em uma clínica, em um espaço próprio ou atendendo a domicílio, o que facilita a conciliação com outras atividades. “Não vejo grandes desafios quando se trabalha com o que se ama. E, quando você conquista um cliente, ele naturalmente acaba indicando para outros e assim o trabalho vai crescendo”, afirma Camila.
Com o aumento da busca por bem-estar e autocuidado, a docente enfatiza que o mercado para quem trabalha com massagem tem crescido e que há espaço para novos profissionais. Por fim, Camila dá dicas para quem está pensando em ingressar na área. “Procure cursos que ofereçam uma base sólida, unindo teoria e prática, e que abranjam as principais técnicas exigidas pelo mercado. E não pare por aí: seguir se especializando é essencial para se manter atualizado e oferecer um atendimento cada vez melhor ao cliente”, conclui.
O Senac Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o curso de massagista. Para inscrições acesse o site da escola ou compareça na Avenida Nações Unidas, 3760 - bairro Rio Branco. Mais informações pelo telefone (51) 3553-7350.