
Até o dia 27 de abril, o Senac Saúde está com inscrições abertas para vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais. As oportunidades são para os cursos Técnico em Óptica e Técnico em Enfermagem. Para consultar vagas, requisitos e realizar a inscrição, os interessados devem acessar www.senacrs.com.br/psg.
O curso Técnico em Óptica tem carga horária de 1200 horas. A formação desenvolve as competências de: orientar e comercializar produtos e serviços ópticos; produzir lentes de visão simples e lentes especiais, bifocais e multifocais; realizar processo de montagem de lentes na armação com aro, semiaro e sem aro; verificar a acuidade visual; avaliar a viabilidade da utilização de lentes de contato; adaptar lentes de contato; elaborar laudos técnicos de produtos óptico; promover ações de educação em saúde visual e contribuir na implementação de ações de gestão no segmento óptico.
O Técnico em Enfermagem é um dos profissionais mais demandados no setor da saúde, oferecendo oportunidades de atuação em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, instituições de longa permanência para idosos, entre outros. Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que 90% dos profissionais de enfermagem do Brasil estão atuando no segmento. Ao longo de 1.600 horas de carga horária, no curso do Senac Saúde, o estudante é ensinado a administrar medicamentos, monitorar sinais vitais, auxiliar em procedimentos médicos e prestar suporte na recuperação de pacientes. Além disso, a formação também aborda a atuação na educação, promoção, prevenção e reabilitação da saúde.
Por meio do Programa Senac de Gratuidade, as vagas são a oportunidade ideal para quem busca se qualificar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho – e o melhor: de forma 100% gratuita. As aulas iniciam a partir do dia 13 de maio no turno da noite.
Confira o cronograma:
Até 27 de abril – inscrição
29 de abril a 12 de maio - Chamamento de classificados e período de matrículas
13 de maio - Início das aulas
O Programa Senac de Gratuidade
Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade atualmente contempla mais de 35 mil pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais e tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade.
Podem participar pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores, empregados ou desempregados, assim como usuários de programas de proteção a pessoas ameaçadas. Além disso, alguns cursos possuem pré-requisitos como idade mínima e escolaridade.