
De acordo com o “Relatório de Perspectivas de Emprego 2023″ da NACE (sigla em inglês para Associação Nacional de Faculdades e Empregadores), mais de 60% dos recrutadores buscam evidências de habilidades de resolução de problemas ao avaliar candidatos. As habilidades, principalmente as interpessoais, são atributos que permitem o bom desempenho profissional e manter bons relacionamentos com outros colaboradores e com o mundo ao seu redor.
Segundo a orientadora de educação profissional do Senac Lajeado, Raquel Cristina Michel, as habilidades interpessoais são um conjunto de competências que permitem às pessoas interagir de forma eficaz, harmoniosa e produtiva com os outros. "Essas qualidades são fundamentais tanto na vida pessoal quanto profissional, pois facilitam a comunicação, a cooperação e a construção de relações positivas", comenta.
Dentre as habilidades, a especialista destaca a comunicação verbal e não-verbal, a empatia, a colaboração, a resolução de conflitos e a capacidade de trabalhar em equipe. "São essenciais no ambiente de trabalho, porque facilitam a comunicação clara e eficaz, ajudando na troca de informações de forma eficiente e evitando mal-entendidos. Além disso, promovem um ambiente colaborativo, incentivando o trabalho em equipe e a cooperação, essenciais para a realização de tarefas e projetos. As habilidades interpessoais também aumentam a produtividade ao colaborar para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados, e ajudam na resolução de conflitos, permitindo resolver desentendimentos de forma construtiva e mantendo um clima organizacional saudável", explica.
Algumas das outras principais habilidades interpessoais incluem empatia, flexibilidade e escuta ativa. "Para desenvolver essas habilidades, pode-se praticar a escuta ativa, prestando atenção total ao interlocutor e demonstrando interesse genuíno, participar de atividades em grupo, envolvendo-se em projetos de equipe, voluntariado ou outras atividades que exijam cooperação, buscar feedback, solicitando opiniões sobre seu comportamento e interações, e trabalhando nas áreas de melhoria, estudar e praticar técnicas de comunicação, lendo livros, assistindo palestras e participando de workshops sobre comunicação e habilidades interpessoais. Também vale refletir sobre as interações diárias, avaliando suas interações e identificando áreas e pontos de melhoria", indica.
Nesse processo, de acordo com a orientadora, surge a importância dos cursos profissionalizantes, pois oferecem um treinamento aprofundado, com instruções específicas sobre como desenvolver e aplicar habilidades interpessoais no ambiente de trabalho. "Simulam situações reais, permitindo que os estudantes atuem em ambientes controlados que reproduzem situações do cotidiano profissional, e oferecem feedback profissional, com instrutores experientes fornecendo orientações e correções detalhadas", destaca.
Esse é o caso do curso de Técnicas Básicas de Auxiliar Administrativo do Senac Lajeado. A formação, com carga horária de 40 horas, aborda o tema de habilidades interpessoais de forma abrangente. O curso inclui módulos específicos sobre trabalho em equipe, observando a excelência no atendimento e a flexibilidade nos relacionamentos interpessoais, e técnicas de recepção e atendimento ao público, ensinando como interagir eficazmente com clientes e colegas ao aplicar princípios de comunicação e empatia.
Raquel cita que o diferencial da metodologia do curso inclui uma abordagem prática, com foco em atividades que simulam situações reais do ambiente administrativo. "Com enfoque em competências comportamentais, além das habilidades técnicas, o enfatiza o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para o sucesso profissional, com instrutores experientes, profissionais com experiência de mercado que proporcionam insights valiosos e feedback construtivo. A escola oferece um ambiente de aprendizagem colaborativo, que estimula a interação entre os alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades interpessoais em um contexto de grupo", ressalta.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Lajeado ou comparecerem presencialmente na escola, que fica localizada na av. Senador Alberto Pasqualini, 421, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99666-5263.