
Não é segredo que a massagem é uma excelente maneira de promover o relaxamento e o alívio de dores e desconfortos no corpo. Nessa área, existem abordagens holísticas como a saúde integrativa, que considera que os seres humanos funcionam como unidades completas e integradas e não como um agregado de partes separadas ou fragmentadas. Na perspectiva, o paciente é tratado como um todo e de forma integral, não só focando na doença, mas também na forma como ele vive e como interage com o meio.
De acordo com a fisioterapeuta e docente do Senac Pelotas, Cibele Borges, a massagem entra como uma forma de relaxamento e de fazer com que esse ser integral consiga se ver no todo. "Além do relaxamento, podemos tratar dores musculares, mas sempre tentando achar a causa para tratar a fonte da dor, e não só como cuidado paliativo. Hoje, entendemos que quando tratamos com massagem, precisamos levar em consideração o ser integral, tratando aspectos físicos, mentais e comportamentais", destaca.
Principais vantagens e indicações
Sobre os benefícios da massagem para promover a saúde integrativa, a especialista informa que vai além do aspecto físico, com repercussões no campo emocional, mental, energético e espiritual. "Através dessa abordagem, temos benefícios na circulação sanguínea, eliminação de toxinas, diminuição do stress e redução de dores e fadigas", afirma.
Na dúvida de quem pode realizar uma massagem terapêutica, a docente indica o tratamento para todos os pacientes que tiverem sintomas como dores e exaustão. "Todo paciente que apresenta dores é um candidato a receber a massagem terapêutica e se beneficiar com ela", enfatiza.
Capacitação na área
E para quem possui interesse no campo de relaxamento, a saúde integrativa e a massagem terapêutica são tópicos abordados no curso de Massagista do Senac Pelotas. As inscrições estão abertas para turmas que iniciam no mês de abril. "O nosso objetivo é formar um profissional preparado para o mercado de trabalho e que consiga sanar as dificuldades dos seus pacientes através de um tratamento integral, com uma visão holística que obtenha bons resultados", ressalta Cibele.
Com carga horária de 240 horas, a capacitação ensina a realizar massagens baseadas em técnicas ocidentais, considerando aspectos anatômicos, fisiopatológicos e biomecânicos essenciais, observando as indicações e contraindicações específicas, bem como as normas de biossegurança e ergonomia.
Para se inscrever, os interessados podem acessar o site do Senac Pelotas ou comparecerem presencialmente até a escola, que fica localizada na rua Dom Pedro II, 901, no bairro Centro. Mais informações pelo telefone (53) 3225-8889 ou entre em contato pelo WhatsApp (53) 98464-5683.