Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Cuidados com a insolação no verão

por Francielly Martins - Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Senac Santana do Livramento

Verão é tempo de se divertir, mas se abusarmos do contato com o sol, as altas temperaturas podem se tornar inimigas para a nossa saúde, causando diversos problemas como a insolação. Durante a insolação, a temperatura do organismo aumenta, podendo causar a perda de água e de nutrientes importantes. Tanto que o quadro do problema é considerado emergencial, já que se não for tratado rapidamente, pode trazer danos ao cérebro, coração, rins e músculos. 
 
Isso se dá por conta da radiação solar, energia emitida pelo sol, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas num espaço vazio ou em meio material. O espectro solar abrange três faixas de comprimento de onda que são denominadas de acordo com sua natureza em: radiação ultravioleta, visível e infravermelha. Por ter passado muito tempo em um ambiente com esse contato -- seja na hora do lazer, trabalho ou exercícios físicos em excesso --, a temperatura corporal da pessoa ultrapassa os 40ºC, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. 
 
Por isso, o cuidado com a pele é imprescindível ao ser humano, afinal, ela é o maior e um dos mais importantes órgãos do corpo humano, tendo como principal função a proteção do meio interno do mundo exterior. Devemos sempre ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, usar protetor solar, boné ou chapéu, roupa contra a radiação ultravioleta e tentar não estar exposto ao sol entre às 10 horas da manhã e às 16 horas da tarde. 
 
A atenção aos sintomas sempre é necessária: cefaleia (dor de cabeça), tontura, náuseas, pele quente e seca ou avermelhada, temperatura elevada, taquicardia, fraqueza muscular e tontura. Ao notar esses sintomas, é recomendado a pessoa buscar um centro de saúde mais próximo de casa para se hidratar o mais breve possível. 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.