Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A relação da Língua Inglesa e o Mercado de Trabalho

por Alexandre Gonçalves Hackmann - Professor do Senac Taquara

Hoje, qualquer pessoa que pretende ser um bom profissional deve aprender uma segunda língua. Isso não é novidade. E qual a língua mais escolhida, adotada como uma língua universal? Isso mesmo, o inglês. Também, nenhuma novidade aqui.

Esse é o idioma intencionalmente mais falado no mundo hoje, tendo 1,1 bilhão de falantes nativos ou falada como segunda língua em todos os continentes. É escolhida como a língua oficial nas principais situações internacionais, como o comércio, notícias, pesquisa e artigos científicos, comunicação, diplomacia, entre outros que você deve ter lembrado. Se não bastasse, viemos adotando diversos usos dos vocabulários no nosso dia-a-dia: smartphone, internet, outlet, fitness, coffee break, login, like, fake news, spoiler, download, entre tantos outros.

Até mesmo situações culturais de outros países têm sido cada vez mais populares entre os brasileiros, como o Halloween (Norte Americano) e Saint Patrick’s Day (irlandês).

Com isso, ter o inglês no currículo, não é mais um diferencial e acabou se tornando essencial, obrigatório. Certo nível de proficiência, variável de acordo com o cargo ou profissão, é exigida em todos os setores, como vendedores, funcionários de bancos, indústrias de diversos setores, profissionais de saúde, etc. Sem falar os profissionais da tecnologia, cada vez mais requisitados, que têm o inglês como cotidiano. Quanto mais fluente você for, maior será sua prioridade de contratação por uma empresa. Simples assim.

É sinônimo de oportunidades de melhores empregos e salários, podendo chegar a 61% de aumento em alguns cargos, segundo a revista Exame. Essa realidade é presente desde os níveis mais simples profissionais, como estagiários, auxiliares e assistentes, chegando a percentuais maiores à medida que o cargo for considerado de maior gerência ou importância.

Você vai se divertir assistindo filmes e seriados, inglês. Quer uma boa fonte para pesquisar sobre um assunto? Inglês. Quer desenvolver seu conhecimento e habilidades para o seu trabalho? Inglês.

O processo de aprendizagem da língua é benéfico, inclusive, para o nosso crescimento pessoal. Ele colabora para o desenvolvimento da agilidade de raciocínio e desperta a curiosidade para o que está acontecendo com outras culturas, segundo o Catho. “Aquele que não conhece uma língua estrangeira, não conhece a sua própria”, diz Goethe.

E você, que tal investir mais nessa habilidade básica?

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018