Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Falar italiano está em voga

por Bruna mazzoneto -

A língua italiana é a 4ª mais estudada segundo a classificação apurada pela maior autoridade sobre estatísticas linguísticas (Ethnologue). Os dados sobre os idiomas mais falados por nativos e os mais estudados no mundo, são publicados anualmente pela organização científica SIL International. De acordo com a publicação de 21 de fevereiro de 2019, os idiomas mais estudados são: 1º inglês; 2º espanhol; 3º mandarim, 4º italiano e 5º francês.

Neste ano a língua italiana se destaca, pois ganhou uma nova posição na classificação, superando o francês. Mas o que motiva o estudo do italiano? Qual a importância desse idioma a nível global?De acordo com os Institutos Italianos de Cultura espalhados pelo mundo, o estudo do italiano dá-se pelas seguintes razões: cultura, estudo e trabalho. O conhecimento desse idioma é um instrumento de acesso à arte, design, arquitetura, tecnologia, moda, gastronomia. Atualmente há um constante aumento de estudantes estrangeiros que decidem especializar-se em universidades italianas, buscando dominar o idioma para ter acesso a vagas. Além disso, estão sendo cada vez mais intensificadas as relações econômicas e comerciais entre Itália e Brasil, fazendo com que os profissionais busquem falar italiano para entrar em contato com empresas italianas. Em suma: falar a língua italiana oportuniza acesso a todo o “made-in-italy” de qualidade que o país oferece.

Recentemente, o italiano passou a ser obrigatório para os cônjuges de cidadãos italianos que querem ter a cidadania italiana. Estes maridos ou esposas têm direito a requerer a cidadania através de naturalização por matrimônio, mas de acordo com a nova lei italiana de nº 132 de 1º de dezembro de 2018, é necessário apresentar a certificação de conhecimento da língua italiana. Em todo o RS há mais de 90.000 cidadãos italianos registrados. No município de Erechim há inúmeras pessoas nessas condições, cujos cônjuges interessados pelo passaporte europeu, deverão estudar a língua para se naturalizar italiano.

O Senac oferece curso de Italiano para Jovens e Adultos, com turmas à noite e encontros semanais de 3h. Além de metodologia dinâmica e material didático para o ensino de idiomas, a instituição que é premiada na categoria Ouro pelo PGQP (Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade), oferece localização privilegiada, estrutura física moderna, núcleos pedagógico e docente capacitados para o aprendizado, e uma equipe de atendimento disposta a informar sobre as turmas abertas. Para quem já estudou italiano e deseja retomar, pode realizar um teste de nivelamento gratuito e seguir os estudos no Senac. As oportunidades relacionadas ao conhecimento do idioma italiano são amplas. Você está preparado para elas? Qual é o seu motivo para estudar italiano? O Senac está oportunizando uma palestra sobre bolsas de estudo na Itália no próximo dia 18 de março às 19:30. Reserve sua vaga e mude a vida com o Senac.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018