Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Vagas temporárias: como se preparar para garantir a sua

por Karine Albring de Oliveira - Docente dos cursos de Aprendizagem Comercial ? Senac Ijuí e Senac Cruz Alta

No último trimestre do ano, é habitual que muitas empresas abram vagas temporárias, pois a procura por produtos e serviços cresce consideravelmente. Os benefícios dessas contratações podem ser observados tanto no comércio local - que percebe significativo aumento nas vendas e, consequentemente, expressivo estímulo à economia – quanto na população, que encontra novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Quem está buscando recolocação precisa estar atento às oportunidades, visualizando diariamente os sites e as redes sociais das empresas, onde as vagas são divulgadas. Muitas organizações estão aderindo ao currículo virtual e é fundamental que o candidato tenha conhecimentos de informática para efetuar seu cadastro, concorrer à vaga e acompanhar todo o processo seletivo.

A construção do currículo também precisa de atenção, pois as informações devem ser autênticas, claras e objetivas. É imprescindível que o candidato informe números para contato bem como e-mail, endereço, escolaridade, cursos extras e experiências profissionais. Caso ainda não tenha trabalhado, o candidato pode escrever tanto sobre suas aptidões e pretensões de crescimento pessoal/profissional, quanto sobre as contribuições para a empresa na qual está pretendendo o cargo.

O marketing pessoal é outro fator relevante nessa busca, pois a postura e o comportamento do candidato influenciarão a tomada de decisão da empresa. Marketing pessoal é o processo contínuo de construção da imagem de cada indivíduo perante os outros. É um processo, pois está em constante evolução, demandando autoconhecimento e inteligência emocional para desenvolver pontos fortes, bem como identificar e trabalhar pontos fracos.

Para potencializar o marketing pessoal e se destacar na concorrência de vagas, alguns aspectos devem ser considerados:

  • Mantenha um bom processo de comunicação: seja assertivo na sua fala; evite gírias; fale com calma e clareza de ideias.
  • Construa seu próprio networking: ou seja, uma boa rede de relacionamentos que possibilite desenvolver a socialização e a capacidade comunicativa.
  • Tenha uma postura adequada ao ambiente da empresa: sente-se com as costas eretas; evite gestos repetitivos como estalar os dedos ou chacoalhar os pés.
  • O cuidado pessoal é indispensável! Atente às suas vestimentas para que estejam pertinentes, evitando o uso de bonés ou de roupas muito curtas e decotadas; unhas, roupas e cabelos devem estar sempre asseados.
  • Fique atento à tríade CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes. Essa tríade é essencial para todos os profissionais que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Um candidato com muitos cursos e formações pode não ser selecionado se não apresentar bom relacionamento interpessoal e habilidades sociais.

E você, como está se preparando para o mercado de trabalho? O Senac tem muitas opções de cursos para você aprimorar seus conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais. Entre em contato!

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.