Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Tecnologia em alta!

por Josiane de Lima - Docente do Senac Tramandaí

O perfil do estudante de idiomas, hoje em dia, grita criatividade, tecnologia e inovação! Vamos falar, agora, sobre o uso da tecnologia para aprender novos idiomas, com jogos. Ou seja, com o uso da gamificação. No entanto, o que é gamificação? Consiste no uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para melhorar o aprendizado no processo de assimilação de uma nova língua. Logo, a aprendizagem torna-se mais significativa para o aluno de idiomas!

Essa mescla das aulas tradicionais com o mundo da tecnologia é conhecida como ensino híbrido. Assim, o aprendizado tradicional com o uso do livro e do caderno viaja para a tela do celular, do tablete ou do computador.

Nas aulas do Senac Idiomas, alguns dos recursos tecnológicos mais utilizados são o Kahoot, o Lyrics Training e o Cartoon Story Maker. Ainda não conhece? Confira as dicas:

- KAHOOT: uma plataforma web de jogos educativos que conta com diversos temas, incluindo idiomas. Os jogos Kahoot são quizzes de múltipla escolha que testam o conhecimento dos alunos e quebram com aquela rotina mais tradicional em sala de aula.

- LYRICS TRAINING: um recurso interessante para treinar a compreensão de um idioma estrangeiro a partir de músicas. No site ou aplicativo, o estudante seleciona uma música, escuta os trechos dela e tenta preencher as lacunas em branco de sua letra. Um ótimo recurso também para expandir seu vocabulário.

- CARTOON STORY MAKER: um programa gratuito e fácil de baixar, ele foi montado para a criação de estórias em quadrinhos, com enfoque no aprendizado e prática de idiomas. Uma ferramenta útil e divertida, principalmente, para a prática da escrita.

Então, não fique fora desse novo mundo! Desenrole um emprego em uma multinacional, a aprovação em uma universidade internacional, ou ainda, aquela viagem ao exterior... estudando Inglês ou espanhol e super ligado na tecnologia!!!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018