Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Atendimento Pré-Hospitalar

por Leandro Balbinot - Docente do Senac Tramandaí

Atendimento pré-hospitalar (APH) ou socorro pré-hospitalar é o atendimento emergencial prestado às vítimas de acidentes ou mal súbitos fora do ambiente hospitalar. Os serviços de atendimento pré-hospitalar (APH) desempenham importante papel na saúde pública, uma vez que as doenças cardiovasculares e os eventos relacionados às causas externas são observadas cada vez mais na população em geral.

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde 2048/2002, dois grupos distintos de pessoas podem exercer profissionalmente este trabalho. O primeiro grupo é chamado de profissionais oriundos da área de saúde onde estão incluídos médicos, enfermeiros, e técnicos em enfermagem. O segundo é chamado de profissionais não oriundos da área da saúde, onde se enquadram os agentes de segurança pública, policiais, bombeiros, condutores de veículos de emergência, além de outros profissionais reconhecidos pelo gestor público de saúde.

No contexto do APH, as ações de socorro são classificadas em suporte básico de vida (SBV), que adota medidas conservadoras não invasivas de atendimento, geralmente aplicadas por pessoal não médico; e o suporte avançado de vida (SAV), que corresponde ao atendimento realizado por equipes médicas, onde há risco de morte, por intermédio de medidas não invasivas e invasivas.

No mundo existem diversos protocolos e modelos de atendimento pré-hospitalar onde destacam-se as escolas Norte Americana e Europeia. No protocolo americano, aplica-se o conceito de chegar à vítima no menor tempo possível, realizar manobras essenciais para estabilizá-la e removê-la o mais rápido possível até um hospital de referência (modelo conhecido como “Scoop and Run” = pegar e levar). Já na vertente Europeia, conhecida mais especificamente como protocolo Francês (em virtude da existência do SAMU Urgences de France), aplica-se o princípio de ofertar o atendimento médico no local do agravo até a estabilização da vítima (modelo conhecido como “stay and play” ou ficar e jogar).

No Brasil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os Corpos de Bombeiros e as Concessionárias de Rodovias utilizam um padrão misto dos dois protocolos, ao utilizarem unidades de suporte básico, tripuladas por pessoal não médico; unidades de suporte avançado, compostas por equipes; além das unidades de Resgate, geralmente utilizadas pelos Corpos de Bombeiros, equipes de resgate rodoviários e outros serviços existentes em algumas cidades brasileiras.

Considerando a necessidade de melhor definição com relação aos recursos humanos atuantes nos serviços de APH, e em caráter complementar à portaria ministerial 2048/2002, a Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde/RS nº 07 de maio de 2015, define alguns critérios para seleção dos profissionais para ingresso na carreira do SAMU Estadual, tais como certificação em cursos de Suporte Básico de Vida “BLS” (do inglês Basic Life Support) e Atendimento Pré Hospitalar (APH), com carga-horária de 8 e 20 horas respectivamente.

O Senac oferece o curso de Atendimento Pré-Hospitalar – Básico, com carga horária de 40 horas, voltado à profissionais que atuam ou pretendam atuar nos serviços móveis e urgência e emergência, estudantes da área de saúde e demais profissionais envolvidos nas ações de socorro e emergências. O curso tem como objetivos estabelecer e aplicar normas padrões de ação e determinar as funções dos profissionais que atuam nestes serviços.

As aulas acontecem com dinâmicas que possibilitam a participação do aluno, com atividades teóricas e práticas, demonstrações e simulações em cenários factíveis com a realidade. Dentre as habilidades adquiridas pelos alunos estão: identificar situações de risco no local de atendimento de ocorrências, reconhecer sinais e sintomas ao nível de sua qualificação; prestar cuidados de socorro aos pacientes acidentados; realizar manobras de retirada manual e extração de vítimas, realizar imobilizações e transporte de acidentados, bem como realizar manobras de reanimação cardiopulmonar. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018