Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dia Nacional do Surdo

por William Maciel Zeferino - Intérprete de Libras Senac Caxias do Sul

A comunidade surda brasileira comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. O dia, instituído legalmente, foi escolhido por ser a mesma data da criação da primeira escola de surdos no Brasil, no ano de 1857, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES ? Instituto Nacional de Educação de Surdos. 

 

No dia da criação da escola, o professor francês Édouard Huet, também surdo, foi convidado a lecionar às crianças surdas como forma de integrar essas pessoas à sociedade. As aulas eram ministradas em Língua de Sinais Francesa, o que resultou em uma forte influência desta na construção da Língua Brasileira de Sinais. 

 

O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como "Setembro Azul", sendo essa cor um sinal de representação para a comunidade surda. A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço. Estima-se que cerca de 17.000 surdos tenham sido esterilizados (para torn=á-los inférteis), entre os anos 1933 e 1945.

 

Muitas conquistas já foram alcançadas, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, por meio da lei de 24 de abril de 2002. Entre outras conquistas também estão a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças surdas e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Mas ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto. 

 

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 344,2 mil brasileiros surdos. É essa comunidade - composta por surdos, tradutores intérpretes, professores bilíngues e profissionais de diversas áreas que trabalham para a inclusão dos surdos -  que parabenizamos por este dia e damos as mãos, pois a luta continua até a vitória. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018