Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dicas para manter as relações de amizade saudáveis no trabalho

por Taíse Klippel Paim

Criar relações de amizade no ambiente de trabalho têm sido fundamental, saudável e benéfico para as organizações, lógico que sem abandoar o profissionalismo. Equilibrar essas relações requer maturidade por parte de todos. 

Um das questões a serem cuidadas é o risco de nos fecharmos em um grupo específico de convivência. É importante saber diferenciar as afinidades pessoais do coleguismo profissional. Ou seja, independente da sua conexão com uma ou outra pessoa, existem outros colegas que fazem parte da equipe e que devem ser respeitados e incluídos em tarefas onde serão úteis. Tome cuidado para não tomar decisões apenas pela consideração das amizades. Evite também ter atitudes que excluem os demais colegas. As famosas “panelas” são mal vista por parte dos gestores, crie laços de amizade, mas evite os grupos fechados. 

Seja uma pessoa aberta a conhecer seus colegas em todas as esferas da empresa, confiável na escuta e sigilo de certas informações, profissional e responsável. 

Se mostrar disponível a ajudar o outro mostrará aos colegas que existe a oportunidade de encontrar um bom amigo durante a jornada profissional. Em contrapartida é necessário ter maturidade suficiente e estar preparado para resolver conflitos e discussões sem abdicar das relações de amizade, afinal amigos nos elogiam e também nos ajudam a crescer quando nos fazem críticas de maneira construtiva. 

Crie e cultive sempre relacionamentos de amizade saudáveis, maduros e que o levarão à realização pessoal e profissional, sem esquecer o profissionalismo e objetivo organizacional.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato