Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Técnico de Enfermagem: profissão nobre e de extrema importância

por Aline Santos

A maior parte da força de trabalho da área da saúde é composta pelo profissional técnico de enfermagem, que proporciona a melhor qualidade de atendimento assistencial ao paciente, juntamente com a supervisão do enfermeiro, formando a equipe de enfermagem. Atua com empatia, sensibilidade, humanização e empenho, sendo de extrema importância para as instituições de saúde, trabalhando em equipe e de forma interdisciplinar. 

Para ser um profissional técnico de enfermagem, é necessário muito mais do que apenas gostar da atividade, ele acompanha e passa muito tempo com o paciente/familiares, necessitando assim ter um preparo técnico para entender as reações desse paciente, prestando uma assistência de qualidade e de forma integral, contribuindo com outras especialidades. 

Esse profissional realiza prestação de cuidados aos pacientes em situações urgência e emergência em todas as unidades de atendimento hospitalar, tais como, bloco cirúrgico, UTI, centro obstétrico, unidades de internação, oncologia, pediatria, CME, dentre outros. Além da atuação na área hospitalar poderá trabalhar em postos de saúde, clínicas geriátricas e demais ambientes de saúde. 

Este profissional está presente em todos os momentos da nossa vida, desde o nascimento, em situações de doenças que requerem um cuidado extremo para entender o sofrimento do paciente e ainda na fase final da vida, proporcionando a dignidade desse momento tão difícil. De maneira geral, são chamados de “anjos”, que com atendimento humanizado, com gesto de carinho ao olhar nos olhos e conversar com o paciente conseguem transmitir a confiança necessária para a realização da assistência focada na segurança do paciente. 

Através da fundadora da enfermagem moderna podemos refletir o real sentido da profissão: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! Florence Nightingale”. 

E você, já pensou em fazer um curso técnico em enfermagem? Não há idade nem pré-requisito, você só tem que estar disposto a aprender

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato