Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Trabalhar com a saúde: um mercado que nunca entra em crise

por Thailise Fonseca

Em tempos de demissões em massa e de mercado financeiro em crise, é interessante optar por um setor que sinta de forma menos violenta as consequências da instabilidade financeira. O setor de saúde escapa deste quadro e pesquisas têm mostrado um aumento na oferta de empregos na área.De acordo com dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), houve acréscimo de 0,6% no emprego, em abril deste ano, em relação aos números de janeiro, o que representa 20.972 novos postos de trabalho em três meses. Atualmente, 3,4 milhões de pessoas têm empregos, diretos ou indiretos, na cadeia de saúde suplementar.

No Sistema Nacional de Emprego (Sine), há 18.859 vagas em todo o Brasil na área de saúde. O setor possui o dobro de oportunidades do que o segmento de construção (9.678) e o triplo de serviços domésticos (6.067). Uma boa colocação dentro do mercado da saúde pode se tornar a garantia de estabilidade financeira. Um bom profissional da saúde dificilmente passa muito tempo desempregado, o mercado carece de bons profissionais e em nossa região, há vagas em todos os hospitais a todo o tempo. Um curso técnico em enfermagem tem duração aproximada de dois anos, porém ao final do primeiro semestre o aluno já consegue buscar colocação em diversas empresas do ramo, onde se precisa um conhecimento mínimo específico para atuação. Conhecimento este, que no primeiro módulo do curso, os alunos já contemplam. É um planejamento de carreira, onde a curto prazo se consegue colocação na área e ao término, se tem vaga praticamente garantida, e a maioria delas não exige experiência e sim conhecimento. Vale ressaltar, também, que o piso salarial da categoria é bastante atrativo (aproximadamente R$1600,00), com a possibilidade de ter concomitantemente dois empregos já que a carga de trabalho diária normalmente é de seis horas.

Além disso, teremos, em Caxias do Sul, em dois anos mais um hospital será inaugurado: o Life Day, do grupo Life Med, que oferece pelo menos mais 100 novas vagas de emprego para técnicos em enfermagem. Para quem gosta de trabalhar com pessoas e com o cuidado de uma forma geral, uma qualificação de nível técnico em enfermagem é uma ótima oportunidade para construção de uma carreira que lhe de satisfação pessoal, profissional e financeira.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato