Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Uma boa impressão começa com um bom currículo

por Taise Klippel Paim - Docente do Senac Caxias do Sul

O currículo é a primeira etapa do processo seletivo das empresas. Então, nesse momento você deve imaginar que ele transmitirá a primeira impressão que o recrutador terá de você! Objetividade é fundamental, pois muita informação pode confundir e atrapalhar quem está selecionando.

Nada de fotos e informações cadastrais, apenas se a empresa solicitar. Informações como "responsável, organizado e comprometido", entre outros adjetivos, devem ser banidos do currículo, afinal essas características são necessárias em todos os profissionais e serão evidenciadas através do comportamento e atitude.

O menos é mais sempre! Portanto, use duas folhas de papel, três no máximo, isso se a sua trajetória profissional e formação for muito extensa. Folha comum, branca e sem muitas fontes, procure utilizar um padrão para que visual fique mais limpo. Currículo não precisa de capa nem título. Não minta ou exagere, por exemplo se você fez um semestre de inglês, não adianta colocar “Inglês Básico”. Você pode ser testado no momento da entrevista, o que causará uma péssima impressão e a perda da vaga.

Informe sua formação começando pela última (maior para menor), mas não precisa ser todos os cursos, foque naqueles que tem analogia ao cargo que você está buscando. Liste suas experiências profissionais, onde trabalhou, os cargos que exerceu e as datas, cite algumas atividades que realizou enquanto esteve na empresa, mas não exagere. Revise seu currículo, erros de português deixam uma má impressão! Atualize sempre qualquer informação. Um recrutador não vai insistir em ligações para um telefone errado, isso vale também para o seu e-mail.

Lembre-se que o objetivo do currículo é contar um pouco da sua vida profissional. Seja claro e objetivo, demais considerações deixe para o momento da entrevista. Boa sorte!

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato