O futuro das cidades passa pelo desenvolvimento inovador e pela formação de profissionais no setor de tecnologia. Em São Leopoldo não é diferente. Considerando uma taxa de crescimento médio histórico de 20% ao ano, estima-se que haverá uma demanda latente para o preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos nos próximos 3,5 anos. Os dados comprovam o aquecimento do setor, que com a pandemia, teve um crescimento acelerado. Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostra que, até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil vagas por ano, enquanto o número de formados chegará a 46 mil. Conectada com esse desafio a Prefeitura de São Leopoldo lançou o Programa Inova São Léo, com ações na área de inovação. A primeira iniciativa será o Programa 3 Mil Talentos TI, em parceria com o Senac e Tecnosinos.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

O Programa 3 Mil Talentos TI consiste na oferta de cursos gratuitos em Tecnologia da Informação para pessoas entre 15 e 39 anos. No total, serão 12 qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Com o objetivo de atuar na capacitação de jovens e adultos, a iniciativa busca habilitar os estudantes para o ingresso imediato no mercado de trabalho, atendendo também as demandas das empresas de TI do Tecnosinos.

No escopo do 3 Mil Talentos TI, foi estruturado um modelo pedagógico baseado na construção de trilhas de aprendizagem para formação de talentos nos mais diversos níveis de aprofundamento. Ou seja, o estudante pode começar como jovem aprendiz, passando pelo técnico de sistemas e linguagens de programação, até cursos que trabalham conceitos e aplicabilidade de tecnologias avançadas com Inteligência Artificial - IA e Internet das Coisas - IOT, realizando diferentes qualificações.

De acordo com estudos periódicos realizados pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex, “a não-solução da escassez de recursos humanos na área levará a uma perda de receita na ordem de R$ 139,3 bilhões no Brasil até 2026”. Este problema se não for resolvido irá se agravar, causando perdas significativas para o setor.

Nesta fase inicial do projeto, serão disponibilizadas 540 vagas distribuídas em 27 turmas. As aulas começam no dia 3 de novembro e as inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de setembro e 22 de outubro. Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos pelo telefone (51) 3590-3060.

CURSOS
Cursos (presenciais) de Formação Básica e Continuada
Lógica de Programação - 60H
Programação Java - 90H
Programação Web com PHP - 60H
User Interface Interaction – Design Interações e Interfaces - 40H
Testes de Software - 36H
Programação em Java - 36H
User Xperience e Research - Arquitetura da Informação - 36H
Segurança da Informação e Internet das Coisas - IOT - 40H
Técnicas de Machine Learning - 60H
Tecnologias para Big Data - 48H
ASSISTA O LANÇAMENTO AO VIVO - 29/9, às 10h
IMPRENSA
Leia o edital
Inscreva-se