Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

28/04/2021

Artigo: A educação muda. A educação cura

Artigo: A educação muda. A educação cura

Por José Paulo da Rosa - diretor regional Sesc/RS e Senac-RS

A guerra das Coreias ocorreu de 1950 a 1953. Mesmo durante a guerra, a Coreia do Sul manteve os investimentos em educação, definidos em 10% do PIB. Muitos criticaram essa decisão, entendendo que a prioridade deveria ser outra. Entretanto, com essa priorização, depois de algumas décadas o país transformou-se numa potência mundial, sede de empresas de alta tecnologia, decorrente de uma população com nível educacional elevado.

Singapura, que obteve sua separação da Malásia apenas em 1965, também optou por um plano nacional de incentivo à educação, em 1979. No ano de 2015, obteve o primeiro lugar do mundo no Pisa. Estive nesses dois países, pesquisando seu sistema de gestão escolar. É impressionante observar a evolução econômica, cercada de um desenvolvimento tecnológico e cultural. Da Coreia do Sul veio a produção que ganhou o Oscar de melhor filme em 2020 - Parasita. Já Singapura tem uma arquitetura deslumbrante e um dos maiores PIBs per capita do mundo. A educação mudou esses países. Além disso, conforme observado no enfrentamento da pandemia, Coreia do Sul e Singapura estão entre aqueles países que melhor enfrentaram a doença. A educação cura.
 
O Brasil, por sua vez, mesmo sem guerra, continua envolto em questões ideológicas, estruturais, econômicas, políticas - e a educação fica em segundo plano. Vários governos se passaram e ainda não temos a educação como prioridade. Com a pandemia, teremos um prejuízo imensurável com as crianças fora da escola. Nossa posição no Pisa tem sido entre os últimos, em cerca de 70 países avaliados. Vai piorar. Os exemplos pelo mundo demonstram que priorizar a educação é o caminho que precisamos adotar. Passada a pandemia, os negócios voltarão a pleno e novamente viveremos um apagão na educação, com falta de pessoas preparadas para dar suporte ao necessário desenvolvimento do país. Continuemos na luta para que essa prioridade vença. Porque a educação muda. A educação cura.
 
Artigo publicado em 28 de abril de 2021 - Jornal Zero Hora.
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.