Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

04/09/2020

Autoconhecimento: ferramenta para uma vida mais plena e equilibrada

Autoconhecimento: ferramenta para uma vida mais plena e equilibrada

Os tempos de incertezas que estamos vivendo estão provocando mudanças constantes nas nossas prioridades, impondo a necessidade de reinventar negócios e de buscar novas habilidades. Assim começou a palestra “Insight: autoconhecimento e inteligência emocional em tempos de incertezas” ministrada pelo economista e psicólogo, helper sênior em autoconhecimento e espiritualidade, Martin Mayer, no Café com Soluções desta sexta-feira, 4 de setembro. 

“Se antes da pandemia já tínhamos a necessidade da resiliência, agora é ainda mais relevante a capacidade de desaprender, adaptar-se, aprender de novo e de novo”, alertou Mayer. A questão é que esse movimento gera medo e insegurança, um estresse constante. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo com 9,3% da população, ou seja, 20 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade. Já a depressão é a doença que atinge 5,8% dos brasileiros (12 milhões de pessoas). “E vejam que esses dados são de antes da pandemia. Calcula-se que ficaram cerca de 50% maiores agora”, disse o especialista. “Mas as pessoas escondem essas questões e é aí que vamos falar de autoconhecimento, de autopercepção, da consciência do que ocorre conosco nas quatro dimensões: físico, mental, emocional e energético/espiritual. Porque somos esse todo e só o autoconhecimento nos permite sair do piloto automático”. 

A autopercepção é a consciência do que acontece internamente com as pessoas. Conforme Mayer, não vamos ficar perfeitos porque a gente se conhece mais. Mas será possível fazer diferente, não se permitir cair nas mesmas armadilhas que levam às mesmas reações, aos mesmos impulsos que resultam em situações e sentimentos negativos. Para se obter o autocontrole e a autopercepção, o especialista apresentou a Trilha de autoconhecimento:

  • Consciência do que está acontecendo comigo internamente: fomos treinados para perceber o externo e seguir esse padrão e por isso temos que aprender a olhar para nós

  • Compreensão, ou seja, entender de onde vem a reação

  • Aceitação do que tal fato causou em mim

  • Transformação de um sentimento negativo em algo positivo, mas aceitando que aquilo causou um sentimento ruim também. E assim conseguir viver plenamente

“É um pathwork, um caminho de autoconhecimento que nos conduz ao nosso universo interior para que possamos conhecer e expressar o nosso verdadeiro EU”, explica Mayer. Um autoconhecimento que nos conecta com as emoções, as memórias emocionais, os sentimentos e as reações que produzem no corpo cada vez que ocorre uma modificação no meio em que vivemos. “Esta emoção exigirá uma ação concreta para adaptar-se a esta mudança. A inteligência emocional é aprender a lidar com nossas emoções e como afetam nossos relacionamentos”, disse. 

Conforme Mayer, somos feitos de luz (nossas qualidades, talentos e habilidades), sombras (defeitos e falhas) e utilizamos várias máscaras para viver e conviver. Vamos aprendendo a esconder as falhas e ressaltar qualidades. É a busca pela autoimagem da perfeição, estratégia que encontramos para buscar nosso lugar ao sol no mundo, uma defesa. “A máscara não é ruim. Ruim é não ter a consciência que ela existe. Se aprendo a lidar com ela, aprendo a ter autocontrole e autoconhecimento. Temos várias máscaras e algumas predominantes que usamos conforme a situação exige”, afirma.  

E nesse momento é que Mayer explicou o mundo demanda que estejamos felizes sempre e com performances perfeitas, mas que a realidade é que vivemos momentos felizes e momentos tristes. Que é importante entender que a pandemia trouxe incertezas, medos, inseguranças, estresse, ansiedade e depressão, mas que precisamos sobreviver, nos reinventarmos e que o autoconhecimento permite que isso ocorra com mais tranquilidade e segurança. O autocuidado é muito importante para que todo processo aconteça melhor. “Perceba as suas necessidades reais e busque atendê-las. Abra espaço para expressar sentimentos, conecte-se com seu interior, entenda que somos um todo: mente, corpo e espírito. Todos queremos uma vida mais plena e equilibrada. Fazer com que as coisas tenham mais fluidez e, se não acontecer assim, que se possa entender, aceitar e fazer diferente, não deixar que o piloto automático tome conta. Assuma o controle”, finalizou. 

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.  

O próximo encontro acontece no dia 11 de setembro, sexta-feira, às 8h, com o tema "Liderança necessária: seja um agente de transformação" com Carlos Miguel Morais da Silva. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9 . O evento, gratuito, gera certificado de participação. 


Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018