Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

08/10/2018

5 dicas para se tornar o barbeiro das celebridades

5 dicas para se tornar o barbeiro das celebridades

A profissão de Barbeiro existe desde a Idade Antiga e, ao longo desse tempo, já foi associada à nobreza e à saúde, ao trabalho e ao poder. Nos últimos anos, a atividade está sendo resgatada em uma onda retrô que colocou barbeiros na vitrine do mercado da beleza.  Othelo Ilha, de 35 anos, compreendeu o cenário positivo para o setor e identificou a oportunidade que precisava conquistar melhor qualidade de qualidade de vida e satisfação profissional.

Formado no curso de Barbeiro do Senac Centro Histórico, em apenas 8 meses ele deixou de ser funcionário em uma loja para gerenciar seu próprio negócio, já recuperou o investimento inicial e tem ganhos bem superiores ao que recebia como empregado. A Barbearia Vecchio funciona em Canoas e enquadra-se no perfil que retoma as práticas tradicionais do ofício. Quem dá os detalhes desse empreendimento de sucesso é o próprio Othelo, confira e inspire-se!

 

1.      O que motivou você a empreender?

Em 2002 eu me formei cabeleireiro no Senac Canoas e trabalhei por quatro anos em uma Estética. Também comecei o curso superior em Administração de Empresas, fiz um estágio e me contrataram. Então fiquei 13 anos trabalhando no comércio, como gestor, em lojas. Mas eu sempre tive vontade de abrir meu próprio negócio, tinha a noção de tudo que envolve um empreendimento. No ano passado (2015) eu já estava saturado, não aguentava mais, queria ter mais tempo para a família, casamento e filhos. Então decidi que voltaria para a área da Beleza que é algo que sempre me encantou.

 

2.      Como isso aconteceu?

Depois que tomei a decisão, fui programando meus dias. Enquanto ainda estava na loja, comprei os equipamentos, antecipadamente. Também fiz uma pesquisa de mercado em três instituições de ensino para escolher o curso. Fiz até aula inaugural para conhecer melhor. Avaliei o período das aulas, carga horária e a questão da prática pois como eu já tinha trabalhado na área sabia que iria precisar bastante, também por isso escolhi a formação do Senac. Nesse meio tempo, saí da empresa. Então peguei minha rescisão e com uma parte paguei o curso a vista. O restante, depositei em um fundo de investimentos para não ficar parado.

 

3.      E por que você escolheu o curso de Barbeiro?

É uma profissão como qualquer outra no sentido de que não quer dizer que o curso vai te fazer barbeiro pronto. Mas mesmo assim, a formação é rápida e o custo é compensado também em pouco tempo. O curso dá uma rentabilidade maior na comparação com outros da área de Beleza e, ao mesmo tempo, é um tipo de negócio que se eu precisar fechar a agenda, é possível. Basta me organizar que tenho um dia livre se for necessário. Essa volta das barbearias ajuda também porque a demanda da clientela está grande.

 

4.      Como está a situação atual do empreendimento? Acredita que acertou?

Inauguramos em setembro de 2015 e o negócio já cobriu o investimento. Já tenho lucro e financeiramente vale a pena. Temos clientes de Sapucaia, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeirinha. Conseguimos manter um valor de bairro com atendimento de centro.

 

5.      Qualquer um pode fazer essa opção? Qual conselho você daria para alguém que está pensando em empreender, como você?

Tem que gostar muito e continuar se qualificando. Para ser bom, tem que apostar na qualificação permanente, no aprendizado. O diferencial sempre vai ser a qualidade no atendimento, para o mercado concorrido. Eu ganhei muitos clientes nos detalhes, em ser proativo, passar confiança.

 

Quem quer fazer um curso na área, o Senac-RS está com matrículas abertas pelo site www.senacrs.com.br.

Cursos relacionados
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018