
Em um cenário de constantes transformações no comportamento do consumidor e avanço das tecnologias, investir em qualificação deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou uma necessidade para quem atua no comércio. É o que destaca Celísia Bohn, coordenadora dos cursos da área de Gestão do Senac Ijuí e Cruz Alta. Segundo a especialista, a atualização constante, especialmente em vendas e gestão, é fundamental para manter a saúde financeira dos negócios e se adaptar às novas demandas do mercado.
“A formação profissional é cada vez mais necessária para manter um negócio saudável financeiramente. A velocidade da mudança tomou uma dimensão nunca vista antes”, afirma. Celísia destaca que o varejo híbrido, que une o físico e o digital, exige profissionais com soft skills bem desenvolvidas e capacidade de usar a tecnologia e a inteligência artificial a favor da experiência do cliente.
Na prática, ela observa que muitos comerciantes ainda resistem à atualização e seguem com velhas práticas em um mundo em constante transformação. “Na gestão, tem um elemento fundamental: todos nós erramos em algum momento. O que nos diferencia uns dos outros é a nossa capacidade de aprender com os erros”, reflete.
Para a coordenadora, metas não atingidas e resultados abaixo do esperado devem ser encarados como oportunidade de aprendizado e melhoria: “O maior erro do ser humano é acreditar que se pode continuar com velhas práticas em um mundo em constante transformação”.
Diante das mudanças no perfil dos consumidores, algumas habilidades passaram a ser indispensáveis: “Gosto sempre de provocar nas formações de vendedores com a seguinte pergunta: você realmente gosta de estar com pessoas? Porque a arte de vender consiste em entender quem é o outro (persona), mas mais que isso, entregar para ele o que ele espera”.
De acordo com a especialista, é preciso ir além da ideia de humanizar a venda: “É o rompimento do conceito de humanizar a venda para personalizar a venda. Além disso, proatividade, resolutividade, criatividade e agilidade são características cada vez mais valorizadas".
Nesse contexto, cursos como o de Formação de Vendedores de Alto Desempenho, oferecido pelo Senac Ijuí, são ferramentas práticas para alavancar resultados. “Esse curso, em especial, proporciona ao aluno diversas atividades práticas, além de um laboratório de vivência em venda com mentoria de orientadores especializados. Nossa equipe possui experiência de mercado e consegue entregar a teoria sob a luz da realidade do comércio”, ressalta Celísia.
Para os comerciantes que enfrentam dificuldades e ainda não priorizam o aprendizado contínuo, a coordenadora deixa um recado direto: “Uma empresa é um organismo vivo. Mais que sua estrutura ou tecnologia, seu avanço só acontece com e através das pessoas. O comércio físico nunca vai desaparecer, o que está em transformação é a forma como esses negócios vão realizar vendas – e, para isso, uma estratégia impecável é o desenvolvimento das pessoas. É preciso investir para que tudo esteja em sintonia e um elemento sustente o outro!”.