Gentileza – Conceitos e considerações
- Definição na literatura geral: do latim gentilis, “da mesma família ou clã”; o termo está relacionado com a ideia de nobreza, de bem tratar os outros.
- É a qualidade ou o caráter de gentil; ação nobre, distinta ou amável.
- É a capacidade de perceber a necessidade de alguém e/ou de retribuir algo que lhe foi feito sem ser pedido.
- É uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas.
- É atenção e cuidado com o outro.
Os relacionamentos são mais humanos com gentileza. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente: é, sim, cuidadoso, distinto e delicado. Pessoas gentis respeitam o trabalho dos colegas e não são individualistas. Com isso, elas chegam mais longe, já que abrem caminhos de comunicação com os outros e se tornam mais acessíveis.
Teoria sobre a gentileza
Sam Bowles
O professor Sam Bowles, do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos, identificou a “sobrevivência do mais gentil”. Ele afirma que a espécie humana sobreviveu graças à gentileza e que grupos altruístas cooperam e colaboram mais para o bem-estar do próximo e da comunidade a fim de garantir a sobrevivência.Sonja Lyubomirsky
A professora Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, demonstrou que a gentileza pode nos deixar mais felizes. Ela pediu que um grupo de pessoas praticasse atitudes gentis durante dez semanas e verificou que a felicidade aumentou consideravelmente entre elas no período do estudo.Stephen Post
O médico e pesquisador Stephen Post, da Stony Brook University, nos Estados Unidos, realizou um estudo envolvendo mais de 2 mil pessoas e encontrou indícios de que ser gentil faz bem à saúde. Isso faz sentido, uma vez que as sensações positivas que temos quando somos gentis geram reações químicas em nosso cérebro que liberam neurotransmissores associados ao prazer, ao relaxamento e à alegria, como é o caso dos hormônios serotonina e ocitocina. Esse efeito físico e emocional da gentileza seria sentido tanto por quem é gentil quanto por quem é beneficiado pela gentileza.Como você pode ser mais gentil?
Segundo a autora Rosana Braga, a
“gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo”.
Ser gentil, portanto, é um atributo mais sofisticado e profundo do que ser educado ou meramente cumpridor de regras de etiqueta. Trata-se de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética. Ser gentil tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano e eficiente para todos.

Como você pode ser mais gentil?
O aprendizado se dá por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal e a partir de valores que pautam a conduta.

