Legado
O Experience Senac 2020: Cocrie o futuro da educação se conectou com 1.564 espectadores simultâneos de diversas partes do país para discutir futuros possíveis para a educação. As transmissões foram vistas por 4.911 pessoas enquanto os 5 diálogos estavam no ar.

Durante o evento, a cocriação a partir das falas dos palestrantes e as percepções do público foram transformados ao vivo em desenhos por Armando Rezende, da Gerência de Tecnologias Educacionais do Senac-RS:

O público participante do evento compartilhou suas visões sobre as temáticas dos diálogos no chat, gerando trocas relevantes para a cocriação. Confira as palavras que se destacaram no chat em cada diálogo:

Agradecemos a todos que puderam participar deste projeto. E até 2021!

O Experience Senac
Uma cocriação é uma criação conectada com uma diversidade de pessoas, percepções e experiências.

O Senac-RS convidou as pessoas a cocriarem o futuro da educação no Experience Senac.
O evento trouxe vozes relevantes da educação e tecnologia do Brasil e do mundo, promoveu cinco (5) diálogos sobre educação em diversos contextos.

O Experience Senac 2020 aconteceu on-line e inteiramente ao vivo, teve inscrições gratuitas e foi acessível em Libras.
PROGRAMAÇÃO
Confira o que rolou no Experience Senac 2020:
13 DE OUTUBRO
"A EDUCAÇÃO QUER QUEREMOS"
Pico de audiência: 525 pessoas / Visualizações: 1.500

A abertura do Experience Senac 2020 conectou José Paulo da Rosa, Diretor Regional do Sesc e Senac no Rio Grande do Sul, e Carolina Campos, do Vozes da Educação e pesquisadora associada do CPRE/ Teachers College/Columbia University.

José Paulo e Carolina abordaram sobre intenções e movimentos para uma educação de qualidade pelo mundo e nas falas, o professor esteve em evidência.

"O caminho para um futuro melhor na educação passa pela qualificação e valorização dos professores" - José Paulo da Rosa

"A grande chave da mudança é a formação dos professores" - Carolina Campos



"EDUCAÇÃO PARA UM MERCADO DE TRABALHO GLOBAL"
Pico de audiência: 328 / Visualizações: 1.030

Neste diálogo, conectamos Ricardo Cappra, do Cappra Institute, e Shane Christensen, Cônsul Geral do Consulado dos EUA em Porto Alegre, que compartilharam suas percepções sobre o mercado de trabalho global. Nas falas, educação, tecnologia e cultura analítica foram destaque.

"Por meio da educação se constroem as bases para seres humanos mais comprometidos com seu futuro” - Shane Christensen

"Tecnologia é um acelerador de tudo" - Ricardo Cappra



14 DE OUTUBRO
"EDUCAÇÃO PARA O FUTURO DO TRABALHO FEMININO"
Pico de audiência: 273 / Visualizações: 858

O terceiro diálogo do Experience Senac conectou duas mulheres de impacto no mercado da tecnologia. Kelly Gusmão, Co-founder da Warren, e Lisiane Lemos, executiva de negócios e Forbes under 30, compartilharam suas trajetórias e trouxeram muitas reflexões sobre a educação para o futuro do trabalho feminino, falando sobre empoderamento, diversidade e tecnologia.

“É muito importante cocriar, cofundar, coliderar” - Lisiane Lemos

"Através da educação financeira, estimulamos as mulheres a serem protagonistas da sua vida financeira" Kelly Gusmão



15 DE OUTUBRO
"O FUTURO DA EDUCAÇÃO É HÍBRIDO. QUAIS DESAFIOS ENFRENTAMOS?"

15/10 - "O futuro da educação é híbrido. Que desafios enfrentamos?"
Pico de audiência: 262 / Visualizações: 694

No diálogo especial do dia do professor, Anna Beatriz Waehneldt, Diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac, e Vera Cabral, Diretora de Educação da Microsoft, trouxeram suas experiências em educação e suas percepções sobre oportunidades e desafios da educação híbrida.

“A ampliação da autonomia do estudante em relação ao processo de aprendizagem dele é essencial. Isso é uma coisa que veio para ficar.” - Vera Cabral

“O estreitamento da relação professor e aluno é uma vantagem, pois aproxima a rotina da sala de aula à cultura digital" - Anna Beatriz Waehneldt



16 DE OUTUBRO
"EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO"
Pico de audiência: 176 / Visualizações: 569

No último diálogo do Experience Senac, a inovação em suas múltiplas formas na educação e no trabalho foi a essência das falas de Rodrigo Filgueira, da Cinterfor / Organização Internacional do Trabalho, e Gustavo Reis, professor universitário e idealizador do Estude Matemática. Assim como em outros diálogos, o professor mais uma vez esteve em evidência.

“Temos que trabalhar com os alunos e futuros trabalhadores as dimensões de comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade e habilidades digitais ” - Rodrigo Filgueira

"O papel do professor é maximizar a probabilidade de promover transformações positivas nas pessoas com quem você interage” - Gustavo Reis



PALESTRANTES
O evento recebeu profissionais nacionais e internacionais de educação, tecnologia, economia e comunicação que dialogaram sobre futuros possíveis para a educação.
CAROLINA CAMPOS
Professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas, estudou inovação educacional na Universidade de Harvard. Foi Diretora Pedagógica da Escola de Formação de Professores de Sobral/CE e Secretária Municipal de Educação de Gravatá/PE. Assessorou a Diretoria de Formação de Professores da Secretaria de Educação Básica do MEC e é fundadora do Vozes da Educação, consultoria técnica que tem como objetivo ouvir e ressoar as vozes que ecoam da escola. É, ainda, membro do Conselho do Movimento Mapa Educação e Conselheira no Conselho Representativo de Líderes da Fundação Lemann. Carolina também atua como pesquisadora associada do CPRE/ Teachers College/Columbia University.



JOSÉ PAULO DA ROSA
Doutor e mestre em Educação, especialista em Engenharia de Produção e Gestão de Escola Técnica, além de graduado em Administração de Empresas. Atuou no Sistema Fiergs nas décadas de 1980 e 1990. Na Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) foi Diretor Regional do Sesc/RS nos anos de 2001 e 2002. Entre 2003 e 2019, ocupou o cargo de Diretor Regional do Senac-RS. Atualmente é Diretor Regional de Sesc/RS e do Senac-RS. Também é autor do livro "Escolas e Qualidade".



RICARDO CAPPRA
Cientista chefe do Cappra Institute e pesquisador de cultura analítica, lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, BancoMundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev, entre outras. Confira mais sobre o palestrante em rcappra.com.



SHANE CHRISTENSEN
Cônsul Geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre. Antes de assumir o posto na capital gaúcha, foi Chefe de Gabinete do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado norte-americano, instrutor de liderança e negociações no Instituto de Serviços Estrangeiros dos EUA (U.S. Foreign Service Institute) e oficial sênior no setor de Comunicação e Gestão de Crises do Departamento de Estado. No exterior, Christensen serviu nas embaixadas dos EUA na Cidade do México, Havana e Cabul, nas Missões dos EUA nas Nações Unidas, em Nova York, e na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, e no Consulado Geral dos EUA em Dubai.



KELLY GUSMÃO
39 anos, formada em Administração pela PUCRS, é sócia e co-fundadora da Warren e atua como CPO - Chief People Officer no dia a dia da empresa. Idealizadora e embaixadora do movimento Warren Equals, promove iniciativas de equidade de gênero no mercado de trabalho e no mundo dos investimentos. Ela é budista praticante, mãe do Antônio (5) e da Serena (3). Gaúcha, nasceu numa cidade chamada Uruguaiana, na fronteira oeste do estado. Se considera Nova-iorquina de coração, por ter morado 10 anos da sua vida por lá e também foi onde iniciou sua trajetória em Wall Street, o mercado financeiro mais famoso e hostil do mundo.



LISIANE LEMOS
Executiva de Negócios com forte trajetória. Sua atuação rendeu, em 2017, reconhecimento pela revista Forbes como uma das jovens com menos de 30 anos que fazem a diferença no Brasil e, no ano seguinte, como uma das mulheres negras mais influentes do mundo pelo Most Influential People of Africa Descent, da ONU, na categoria negócios e empreendedorismo. Aliando o universo corporativo ao fortalecimento da cidadania, a gaúcha Lisiane se engajou em movimentos pela inclusão de pessoas negras na empresa, como o Blacks at Microsoft, a fundação da Rede de Profissionais Negros e a participação no Comitê de Igualdade Racial do Mulheres do Brasil, organização da sociedade civil liderada pela empresária Luiza Trajano.



ANNA BEATRIZ WAEHNELDT
Socióloga, mestre em Filosofia e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do RJ (PUC/RJ), Anna Beatriz atua, desde 2011, como Diretora de Educação Profissional do Senac – Departamento Nacional, sendo responsável pelo desenho, desenvolvimento e implementação de projetos e programas de educação profissional, em âmbito nacional, em articulação com os departamentos regionais do Senac, com representantes dos setores produtivos e com os órgãos governamentais.



VERA CABRAL
Diretora de Educação da Microsoft Brasil. Mestre em Teoria Econômica pela FEA-USP, Vera possui uma vasta experiência na área de educação. Em sua trajetória profissional, acumula passagens pela Fundap-Fundação do Desenvolvimento Administrativo, onde exerceu o cargo de Diretora de Políticas Sociais e Pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, onde foi Coordenadora da Escola de Formação de Professores “Paulo Renato Costa Souza” e posteriormente assumiu a função de líder do Projeto de Parceria Público Privada (PPP) – Aula Interativa – Educação & Tecnologia. Antes de ingressar na Microsoft, onde desde abril de 2019 exerce o cargo de Diretora de Educação, Vera foi Diretora Executiva da ABRELIVROS – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares.



GUSTAVO REIS
Professor, por vocação e por ofício, que se dedica a mostrar que todo mundo pode estudar sempre, aprender mais e ensinar melhor. Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos, Gustavo é um autoproclamado “curioso serial”. Sua multiplicidade de interesses se revela à medida em que se movimenta com desenvoltura ao longo de temas tão distintos quanto a Educação, a Tecnologia de Informação, o Design, a Comunicação e a Psicologia. Seu principal projeto na área de educação é o “Estude Matemática”, uma iniciativa composta por uma plataforma de ensino remoto e por uma comunidade de entusiastas que já reúne mais de 700 mil pessoas nas principais redes sociais.



RODRIGO FILGUEIRA
Engenheiro em Informática, Rodrigo trabalha há mais de 20 anos no escritório da Organização Internacional do Trabalho para o desenvolvimento da formação professional na América latina e o Caribe. Trabalha no desenvolvimento de estratégias de ensino baseadas na pesquisa, em especial na aprendizagem baseada em projetos, e promove cooperação técnica sobre métodos de formação orientados ao desenvolvimento e avaliação de habilidades transversais, socioemocionais, soft, entre outras. Além do Brasil, Rodrigo desenvolve a cooperação técnica com instituições de países como Peru, Chile, Guatemala, El Salvador, Guatemala, República Dominicana, Espanha e Alemanha.

COMO COCRIAR
O tema cocriação tem ganhado espaço nas discussões entre comunidades, organizações e ecossistemas.
Por isso, o evento estimulou o público a participar dos diálogos de forma cocriativa:

Utilizando o chat dos diálogos:
No Experience Senac, todo mundo pode cocriar futuros possíveis para a educação, a partir do seu envolvimento nos diálogos promovidos no evento.

Nossos palestrantes, com suas experiências profissionais e vivências, trouxeram reflexões que geraram novos aprendizados e insights.
Por meio do chat, o público interagiu postando suas reflexões a partir das falas, comentando as frases e pensamentos que mais impactaram.

Fazendo conexões:
A cocriação é feita no coletivo. Então, estimulamos o público a se conectar no chat, deixando seu @ e contatos para outros participantes fazerem contatos, e assim aumentarmos a rede de networking do público.

Gostou da ideia? Faça isso nos próximos cursos ou conteúdos ao vivo que você participar. #CoCrie #ExperienceSenac