Logo Fecomércio

ODS Na Prática

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, e elaboraram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Trata-se da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS determinam que, para colocar o mundo em um caminho sustentável, é urgente tomar medidas ousadas e transformadoras.

Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a ser cumprida até 2030. Se cumprirmos as suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e pouparemos as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar em uma jornada coletiva, sem deixar ninguém para trás.

Para saber mais, acesse a plataforma Agenda 2030 e busque na web o vídeo Objetivos Globais da ONU: A maior lição do mundo da ONU.

Para cada um dos objetivos, são detalhadas metas com prazos até 2020 ou até 2030. Ao todo, são 169 metas!

Ao longo desta oficina, você receberá muitas dicas para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ideia é partir para a ação!
Vamos juntos?

Sempre que você encontrar o ícone Ícone de dica, você receberá dicas do que pode fazer para contribuir com os ODS. Realize as ações e compartilhe com a #odsnapratica.