Mais do que uma profissão, a enfermagem é um chamado para o cuidado, a empatia e o compromisso com a vida humana em todas as suas fases. Desde o nascimento até os momentos finais da vida, a enfermagem está presente oferecendo acolhimento, conforto e assistência com competência e sensibilidade.
Essa profissão atua na promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação de pacientes, exercendo um papel fundamental em todas as etapas do cuidado. Mas você sabe em que áreas o profissional de enfermagem pode atuar?
Seja enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, ele está presente em diversos contextos: pediatria, maternidade, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva (UTIs), internações hospitalares, pronto atendimento, unidades de saúde da família, saúde do trabalhador, geriatria, instituições de longa permanência, ambulatórios, atenção domiciliar, serviços de urgência e emergência, entre outros.
É um setor essencial, que evolui constantemente com os avanços da medicina e da tecnologia. Somos profissionais que nunca paramos de estudar e nos atualizar, pois sabemos que a vida do outro depende do nosso conhecimento, da nossa prática e, principalmente, da nossa humanidade.
Estamos 24 horas ao lado do paciente, no leito, na escuta, no cuidado físico e emocional. Cuidamos de forma integral, com olhar individualizado, respeitando a dignidade e a história de cada ser humano.
No nascimento, símbolo de vida e renovação, estamos lá: ao lado da nova mãe, do novo pai, da nova vida, oferecendo apoio técnico e afetivo em um dos momentos mais marcantes de uma família. E estamos presentes também nos momentos de despedida, prestando os cuidados finais com respeito e carinho, honrando a memória e a dignidade daquele que parte.
Por isso, a valorização da enfermagem é fundamental. Como enfermeira, afirmo com orgulho: somos guerreiros. Lutamos com ética, conhecimento e responsabilidade pela vida dos nossos pacientes. Somos pilares da saúde. E apesar de muitas vezes invisibilizados, somos indispensáveis.
Enfermagem é ciência, é arte, é amor.