Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Educação híbrida a grande descoberta no século XXI

por Aline Soares Hernande

Einstein em seus pensamentos disse temer sobre o dia em que a tecnologia ultrapasse a interação humana. Com o passar dos anos, a internet caminhou para um rumo sem limites, estreitando fronteiras, quebrando as barreiras do informar e conhecer. A informação se tornou instantânea, a comunicação é imediata e cada vez mais interativa entre as faixas etárias. 

Nesse rumo, a educação está tendo que se moldar, começar a quebrar os paradigmas de aulas somente presenciais, sem uso de recursos audiovisuais. Por volta de 2012, surgiu uma nova tendência educacional, a Educação Híbrida. Segundo Michael Horn, autor do Disrupting Class: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns (Classe disruptiva: como a inovação disruptiva vai mudar a forma como o mundo aprende, em livre tradução), “O ensino híbrido abre espaço para trabalhos em equipe, pensamento crítico como nunca antes”. 

A prática híbrida busca trabalhar aulas presenciais acrescida de aulas virtuais, as mesclando. Para isso, instituições de ensino teriam que se reformular em recursos tecnológicos, adaptar a linguagem convencional de matérias para aulas que proporcionam interação e despertem o sentido de autoditada dos alunos, estimulando os alunos a aperfeiçoarem seus pensamentos de forma mais crítica. 

Nesse sentido, um fato podemos afirmar, a globalização trouxe consigo o avanço tecnológico. A educação terá que cada vez mais se moldar e se adaptar a velocidade violenta em que a informação se dissipa, a inquietude do jovem em se comunicar, a impaciência com os métodos antigos e buscar formas de mesclar o tradicional com novas formas de transmitir conhecimento, visando às necessidades do cenário vigente. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato