Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Sustentabilidade ? Herança para as futuras gerações

por Ivana Caldeira Siqueira - Docente do Senac Pelotas

  Vivemos hoje em uma sociedade preocupada com o futuro e com o desenvolvimento do país, mas pouco efetiva em relação à ação para este problema. Eu digo pouco efetiva, pelo fato de que nossa geração não foi programada para pensar no coletivo, para preservar o meio ambiente, para economizar os recursos naturais, nascemos em meio de recursos abundantes e que apenas agora fomos sentir o peso da escassez dos mesmos.

 A economia sustentável e baseada em três grandes pilares, os quais se interligam entre si, um impactando diretamente a evolução e o desenvolvimento do outro, os quais são eles: pilares econômicos, sociais e ambientais.

Com a evolução e sistematização estes três pilares, conseguimos fortificar e formalizar o desenvolvimento sustentável. Mas o que seria sustentabilidade? Um conceito que faz parte de nosso cotidiano, de planejamento das nossas empresas e de um querer enorme das pessoas do nosso mundo, mas porque é tão difícil ser colocado em prática?

Por que a sustentabilidade, em seu conceito, é a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, ou seja, vivemos em um sistema capitalista, onde para gerar maior lucro temos que tem pessoas produtivas em sua capacidade máxima e matérias primas oriundas do nosso meio ambiente, assim visando apenas o hoje e o futuro, a Deus pertence.

Enquanto não percebemos que a mudança esta em nós e que a mesma não virá do governo ou do outro, a economia, a sociedade e o meio ambiente estão fadados à escassez extrema, mas quando esta transformação

íntima vir à tona e tivermos a consciência que somos grande exemplo para nossos filhos, possivelmente eles construirão um futuro diferente, um mundo onde as pessoas respeitam o próximo, o meio e a si mesmos. Portanto, temos que fazer hoje, não pensando em colhermos algo dessa nossa ação de forma imediatista e sim conscientes que esta mudança será a melhor herança que poderemos deixar para nossas gerações futuras.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato