Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Parabéns pedagogos

por Marisele Schorn

No dia 20 de maio, comemoramos o Dia do Pedagogo, o que nos leva refletir sobre a importância desse profissional no contexto educacional e nos diversos campos de atuação. O exercício da profissão vem sendo cada vez mais desafiador, tendo em vista a arte de educar como um processo de humanização, socialização e constituição do sujeito. Ser pedagogo exige conhecer teorias, mas mais que teorias: a prática no qual faz refletir sobre o seu papel no dia a dia, o compromisso social do fazer pedagógico que perpassam os contextos escolares.

A atuação desse profissional tem sido cada vez mais procurada em empresas, buscando mudanças de comportamentos provocadas nos sujeitos de modo a promover a mudança na vida pessoal e profissional de tantas pessoas. O cenário em que vivemos na sociedade está em constante transformação e estar qualificado garante reconhecimento, mostrando garantia de sobrevivência. Diante disso o pedagogo está sempre visando aperfeiçoar a qualidade nos processos.

Sem dúvida pedagogos estão presentes e são essenciais para o desenvolvimento humano e social em várias etapas e situações de vida, formando sujeitos mais cultos, participantes e comprometidos com o desenvolvimento social e político. Conforme Freire (1996), a história se dá como possibilidade e não como determinismo, somos capazes de mudar, avançar e inovar a cada dia.

Não há data melhor para parabenizar os pedagogos, estes que garantem a educação e o desenvolvimento dos sujeitos. Ser pedagogo é acreditar na sociedade, na vida e no mundo. Parabéns pelo seu dia.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato