Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Parabéns trabalhadores: povo merecedor de seus direitos!

por Bruna Semense e Paula Izoton - Docentes do Senac Erechim

No dia 1º de maio comemoramos o Dia do Trabalho, o que nos leva refletir sobre a importância desta data para todos nós, trabalhadores. Analisando o histórico da comemoração, voltamos ao dia 1° de maio do ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos), onde milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de treze para oito horas diárias. Na semana que sucedeu este evento, várias greves e conflitos agressivos entre trabalhadores e autoridades ocorreram, resultando na morte de protestantes, policiais e deixando dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, o que motivou a homenagem daqueles que morreram nos conflitos, formalizando o Dia Mundial do Trabalho, que é comemorado em 1º de maio de cada ano.

No Brasil e em vários países do mundo é um feriado dedicado para comemorarmos por meio de festas, exposições e manifestações dos nossos direitos, que devem ser respeitados. É por isso que nesta data comemoramos a luta por um mundo de trabalho digno e suficiente não só para o sustento das famílias, mas para nossas aspirações enquanto trabalhadores.

Podemos refletir sobre a importância da mão de obra, que tem sido cada vez mais disputada em tempos de crise. Não há melhor data para legitimar o compromisso dos empregadores em promover as garantias e direitos conquistados com muita persistência pelos trabalhadores, bem como oportunizar espaços de qualificação e planejamento de carreira dentro das empresas. Valorizar o trabalhador é, certamente, valorizar e melhorar os índices de desenvolvimento da economia, oportunizando crescimento e estima àqueles que se colocam junto as empresas promovendo a mudança e ascensão de seu trabalho. Feliz Dia do Trabalhador!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato