Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Como ser um aprendiz

por Maiara SImionato e Janaine Ferreira - Docentes do Senac Erechim

O Programa de Aprendizagem está previsto na Lei do Aprendiz Legal, Lei nº 10.097/2000, que possibilita o ingresso no mercado de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos incompletos. O Programa de Aprendizagem do Senac prevê a oferta de aulas teóricas que desenvolvem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores conforme Plano de Curso, concomitante com a prática em uma empresa da área do comércio, bens, serviços ou turismo.

Além de ter requisitos de idade, para participar do curso é necessário que o jovem esteja estudando ou tenha concluído o Ensino Médio e possua carteira de trabalho. O primeiro incentivo do Programa é a busca pela oportunidade, ou seja, o jovem deve passar pelo processo seletivo nas empresas parceiras e, sendo contratado, é encaminhado para efetivar sua matrícula junto ao Senac.

A experiência proposta é muito importante para o aprendizado e crescimento dos jovens, que recebem qualificação no período do curso e são inseridos no mercado de trabalho, tendo os direitos trabalhistas garantidos.

No decorrer da capacitação, há contato com diferentes áreas de conhecimento voltadas para os serviços administrativos, de vendas e de supermercado, que visam aliar a teoria com a prática, desenvolvendo a formação técnica e habilidades profissionais como postura, comprometimento, trabalho em equipe, responsabilidade com o todo, proatividade, organização e comunicação.

A participação e o bom desempenho, muitas vezes, proporcionam a efetivação para o quadro de colaboradores da empresa ou, ainda, ampliam as possibilidades da carreira profissional, tendo em vista que, diante da grande concorrência do mercado de trabalho e demanda por profissionais qualificados, este jovem apresentará um diferencial que o destacará em relação aos demais.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato