Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Sim, todos somos consumidores

por Daniela Luisa Torriani - Docente do Senac Erechim

Segundo o dicionário Aurélio, consumidor é “Quem compra para gastar em uso próprio, que consome; que causa consumição”. É habitual lermos reportagens que tratam o consumidor como uma terceira pessoa, um ser um tanto quanto distante apesar de ser alvo de tantos estudos, mas o consumidor à que muitos se referem, nada mais é do que eu, você, seus familiares e toda a sociedade.

A nossa condição de consumidor não está somente atrelada à perspectiva de um mercado consumista oriunda da globalização. Nós somos consumidores porque compramos, às vezes mais, às vezes menos, mas compramos, pois precisamos dessas trocas de valores por mercadorias para sobreviver.

Quase nunca paramos para pensar que quando uma reportagem ou um estudo refere-se ao “comportamento do consumidor”, é exatamente sobre o nosso comportamento que estão falando. É exatamente através das nossas vontades, nossos sonhos materiais, que surge esse ciclo de consumo que mantêm empresas funcionando e que gera empregos. Empregos esses que são ocupados por nós.

Muito se fala sobre o consumo consciente ou sobre o consumo sustentável. Cada vez mais teorias similares a estas chegam aos nossos ouvidos como um apelo para que nossas escolhas sejam conscientes e responsáveis. Comprar só o necessário, gastar menos com supérfluos, valorizar mais os sentimentos e os momentos do que as aquisições. Acredito que este apelo vem em boa hora. Exatamente na hora em que precisamos nos dar conta que, sim, somos todos consumidores e mantenedores de lojas e indústrias, mas somos também seres humanos em uma corrida desenfreada por “ter” e não “ser”.

Que neste dia 15, Dia do Consumidor, nossa reflexão seja voltada para o fato de que somos nós, eu, você, nossos amigos e familiares que compomos o ciclo do consumo e que, mesmo sendo o nosso comportamento o objeto de tantos estudos, podemos continuar satisfazendo nossos desejos de compra com responsabilidade.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato