Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Segurança no Trabalho

por Fabiano Nichetti - Docente do Senac Erechim

Sabe-se que hoje em dia, a qualidade de vida, a saúde e segurança no trabalho são indispensáveis quando a finalidade é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Dentro deste cenário, nos deparamos diariamente com infinitas possibilidades, onde temos a opção de escolhas, de ações e de atitudes. Tais possibilidades estão ligadas à valorização do ser humano para alcançar o sucesso de qualquer organização.

A qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho é um direito de todo trabalhador, que deve sentir-se bem e seguro em seu local de trabalho. Apesar de soar óbvio, a segurança no trabalho é um assunto que precisa estar na pauta de todas as empresas, diariamente. O risco de acidentes está presente em todos os lugares, desde a cozinha em nossas casas, até máquinas de uma empresa qualquer, onde todo cuidado é pouco. O problema é que muitos creem que acidentes só ocorrem com os outros, que eles nunca serão vítimas. A prática, no entanto, demonstra que esse pensamento está muito longe da realidade.

Uma mudança de cultura e de comportamento em saúde e segurança não se conquista facilmente. Deve haver conscientização todos os dias para serem alcançados os resultados esperados, onde as pessoas criam o habito da prevenção. A prevenção de acidentes deve ser o objetivo de qualquer nível hierárquico dentro de uma organização.

O trabalho educativo dentro das empresas é de extrema importância, uma vez que permite que haja cada vez mais trabalhadores e empresários conscientes da importância da saúde e segurança do trabalho.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato