Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A língua italiana e as oportunidades para a vida

por Bruna Mazzonetto - Docente do Senac Erechim

Conhecer um ou mais idiomas estrangeiros proporciona benefícios cognitivos, vivência em uma nova cultura, interação social e capacidade de comunicação ampliada - aspectos que preparam o profissional em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. O idioma italiano pode ser um diferencial para os que buscam novas oportunidades. Por que estudar italiano?

O aprendizado da língua italiana é inicialmente motivado pela paixão ao idioma, principalmente devido aos inúmeros descendentes de italianos presentes no Brasil: segundo o IBGE, 1.243.633 italianos desembarcaram aqui entre 1876 e 1920. Hoje, os descendentes encontram através da língua italiana, sua identidade histórica e social. Além do uso da língua, a cultura italiana é manifestada através do canto, da dança, da gastronomia, de festas típicas, entre outros, preservando o sentimento de italianidade.

A Itália reconhece a população de imigrantes e seus descendentes espalhados pelo mundo como patrimônio humano. Isso oportuniza relações de intercâmbio, estudos, trabalho e/ou comércio. Portanto, a motivação pelo estudo do italiano como língua estrangeira está fortemente conectada com oportunidades de estudo e trabalho.

Saber falar italiano também é uma razão para os que buscam ou já possuem cidadania italiana: ser reconhecido italiano através da comprovação da origem proporciona a muitos brasileiros descendentes de italianos a dupla-nacionalidade, ampliando as oportunidades que o passaporte italiano oferece pelo mundo.

Para os brasileiros, não há dificuldades em aprender a língua de Dante, visto a origem do português e do italiano ser do latim. A pronúncia italiana é a habilidade que requer maior atenção aos estudantes brasileiros. Para os que desejam aproveitar as vantagens deste idioma, é muito importante optar por cursos que possuam profissionais capacitados e ofereçam qualidade em todos os processos da escola.

Estar qualificado é o primeiro passo para alcançar as oportunidades do mercado de trabalho, sendo que a fluência em idiomas amplia este alcance. A língua italiana entra como ferramenta para suprir as relações de intercâmbio e comércio entre o Brasil e a Itália – as quais são confirmadas pelas cooperações existentes.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato