Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O programador de sistemas

por Hércio Menegotto Neto - Docente do Senac Erechim

A informática está presente em nossa vida diariamente, seja no celular, no micro-ondas, na TV e até mesmo em relógios. Quem é o responsável por fazer com que esses equipamentos funcionem corretamente e com as funcionalidades desejadas é o programador. O desenvolvedor de sistemas, ou programador, é o profissional responsável pelo desenvolvimento, implantação e correção de sistemas, utilizando-se de linguagens de programação específicas para cada tarefa.

O mercado de trabalho para o programador tem diversos espaços e oportunidades, como grandes empresas de software, departamentos de Tecnologia da Informação corporativos e empresas de serviços. Ele também pode atuar como consultor e autônomo para pequenas e médias empresas, além de poder empreender através de seu próprio negócio.

Constantemente os noticiários apresentam matérias onde evocam a falta de profissionais preparados para o mercado de trabalho da tecnologia da informação. Além de outras áreas e cargos que um profissional pode exercer com os conhecimentos de informática, os programadores estão em falta para suprir uma demanda crescente e cada vez mais desafiadora.

Para atuar na área de desenvolvimento de sistemas é necessário que se estude lógica de programação, linguagens de programação, banco de dados, engenharia de software entre outras matérias relacionadas a codificação de sistemas. O profissional dessa área deve gostar de desafios e de buscar novos conhecimentos constantemente. No Senac, o curso Técnico em Informática é uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer e entrar para a área da programação de sistemas.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato