Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Nossa marca no mercado de trabalho

por Daniela Luisa Torriani - Docente do Senac Erechim

Se formos analisar o mercado consumidor, chegaremos a conclusão que há inúmeras marcas e estilos para um mesmo produto, correto? O que será que nos leva a optar por este ou aquele produto? A confiança, a qualidade, a aparência... Quem sabe até o preço. Se transpusermos essa realidade para o mercado de trabalho, as empresas também possuem várias opções para contratação. O que as leva a optarem por um ou por outro candidato?

Você já parou para pensar no impacto de que sua marca tem deixado no mercado de trabalho? No livro “Personal Branding”, o autor, Arthut Bender, faz uma análise sobre a gestão da marca pessoal. Nesta leitura, fica claro o quanto as atitudes podem influenciar na sua marca. E por falar em atitudes, se você tivesse que avaliar as suas como seria? E importante salientar que essas atitudes pessoais influenciam sim desde a contratação até a permanência da pessoa no cargo e na empresa.

Pessoas mal humoradas, egoístas que colocam empecilhos para tudo não são vistas com bons olhos pelo mercado de trabalho. Com frequência encontramos colaboradores que reclamam e dizem se sentir desmotivados. Mas o que eles tem feito por suas carreiras? A busca por cursos em áreas afins ou áreas novas, a mudança de atitude em relação aos problemas que lhes são apresentados, o convívio e a habilidade de delegar e trabalhar em equipe e até mesmo a sua valorização pessoal podem trazer efeitos positivos neste dilema.

Não é difícil encontrarmos profissionais de várias áreas e idades que se encontram em uma fase difícil em suas vidas profissionais, ou seja, isto não é um problema inerente a uma classe ou faixa etária. Mas me pergunto o que estas pessoas tem feito por suas carreiras? Estão eles fazendo a gestão de sua marca pessoal? Há sim uma redução no número de vagas no mercado de trabalho. Porém isso faz com que a concorrência para a seleção e permanência em uma empresa aumente. Por isso é preciso que cada indivíduo tome as rédeas de sua vida profissional e defina o que quer para si.

Repense suas atitudes, exercite o autoconhecimento, busque qualificação. Sua marca pessoal é composta de conhecimentos, habilidades e atitudes... Nunca é tarde para nos tornarmos alguém melhor. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato