Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Tratamentos estéticos com eletroterapias x protocolos manuais

por Aline Rosa da Silva - Professora do Técnico em Estética

Com o passar do tempo, passamos a viver em um mundo globalizado no qual o mercado de trabalho e o cliente com quem trabalhamos estão mais exigentes no que diz respeito à prestação do serviço, conhecimentos e novidades que surgem a cada dia na área, seja esta um cosmético ou um equipamento novo. Com isso, percebemos a necessidade de constante atualização na área. Porém, percebe-se também que algumas das técnicas e protocolos manuais que podem proporcionar um resultado excelente no tratamentos de patologias estéticas começaram a ser deixados de lado devido a esta grande procura do cliente por novidades e resultados mais rápidos.

 

Um exemplo disto é a criolipólise, que trata-se de uma novidade dentro da área da estética.  É uma técnica não invasiva que atua eliminando a gordura localizada através do congelamento dos adipócitos sem lesionar os tecidos vizinhos (SILVA; MERCADO, 2015). A grande procura por esta técnica fez com que muitos profissionais não habilitados passassem a utilizá-la, e sem o conhecimento necessário, acabam gerando danos muitas vezes irreversíveis aos seus clientes.

 

Existem diversas técnicas manuais que apresentam bons resultados no tratamentos das patologias estéticas, como no exemplo citado acima, a utilização de massagem modeladora associada com ativos lipolíticos e termogênicos para o tratamento da gordura localizada.

 

A massagem modeladora trata-se de uma técnica que utiliza manobras rápidas, intensas e com pressão moderada sobre a pele, executando principalmente manobras de amassamento e deslizamento. Como benefícios, a massagem modeladora proporciona melhora da oxigenação dos tecidos, estímulo circulatório e linfático e o aumento da demanda de catecolaminas responsáveis pela produção de substâncias que podem promover o esvaziamento das células adiposas (PEREIRA; et al, 2015). Quando a técnica é associada com ativos lipolíticos os efeitos podem ser aumentados proporcionando melhores resultados.

 

Além disto, em algumas estéticas, as técnicas estéticas manuais são muito pedidas, apresentando um índice maior de procura por proporcionar o relaxamento e bem estar do cliente, onde muitas vezes estes acabam voltando apenas para receber novamente esta sensação. No Senac Canoas com o curso Técnico em Estética, os alunos têm a oportunidade de aprender, desenvolver e praticar tanto as técnicas manuais para o tratamentos de patologias estéticas e também para proporcionar bem estar aos seus clientes, como também as novidades tecnológicas dentro da área da estética.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato