Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 25/06/2018

Quer conhecer os Estados Unidos? Esteja atento ao 4 de julho!

Quer conhecer os Estados Unidos? Esteja atento ao 4 de julho!

Quem deseja morar fora do país, necessita, além de dominar o idioma local, conhecer os costumes, tradições e datas comemorativas. A docente  dos cursos de Inglês do Senac Santa Cruz do Sul, Daniele Horta, indica que, quem está se programando para visitar ou morar nos Estados Unidos precisa estar atento ao Dia da Independência, em 4 de julho. “A data equivale ao nosso 7 de setembro, mas os americanos levam essa comemoração muito mais a sério. Não é segredo para ninguém o imenso patriotismo dos nascidos na terra do Tio Sam e isso se reflete na grandeza das comemorações dessa data pelo país inteiro e chama a atenção de todos em diferentes partes do mundo” - explica. Ainda segundo Daniele,  trata-se de um festival de grandes proporções e do qual todos os americanos participam e celebram com muito amor e alegria, estejam onde estiverem.

De acordo com a docente, os estudantes do Inglês devem entender a data em vista da sensibilidade cultural. “Devido à grande influência que os Estados Unidos exercem mundialmente, seja através da língua, cultura, política ou produtos, mesmo não sendo o berço da língua inglesa, principalmente nos países do continente americano, a comemoração acabou se tornando um símbolo para quem estuda o idioma, sendo a data comemorada por escolas e instituições ligadas ao ensino do inglês” - explica Daniele.
 
Para os turistas, a docente afirma que, quem escolher o 4 de julho para viajar terá um roteiro repleto de shows de fogos de artifício, desfiles de carros alegóricos pelas ruas, piqueniques, competições esportivas e, dependendo da cidade, festivais de música e competições de quem come mais algum item da culinária local. Segundo Daniele, diversão não será problema, contudo, o dia da independência costuma ser bastante agitado, com muitas pessoas nas ruas e comemorações por todos os lados. Portanto, se a ideia de férias for algo mais voltado para compras e passeios, talvez seja bom repensar a data da viagem.
 
Daniele acredita que é muito importante o aluno do curso de idiomas interagir com a cultura do país que deseja conhecer: “Isso na verdade vale para qualquer lugar para onde se queira viajar. O mundo é cheio de línguas e culturas diferentes, cada uma com suas particularidades e peculiaridades. É sempre bom pesquisar sobre os hábitos e cultura locais antes de embarcar em uma viagem, assim evita-se gafes e mal entendidos”. A docente afirma ainda, que ao viajar é necessário estar preparado para encontrar diferenças e saber o que pode ou não fazer, e isso já começa na hora de cumprimentar as pessoas: “Nos Estados Unidos, por exemplo, o abraço e beijo no rosto tão comuns aos brasileiros só são aceitos entre pessoas que se conhecem muito bem, caso contrário, o visitante deve apenas oferecer um aperto de mãos forte e rápido. Outra questão é relacionada à gorjeta, se você não deixar uma no hotel, táxi ou restaurante, prepare-se para ver muitas testas franzidas para o seu lado” - afirma. Podem parecer detalhes, mas Daniele garante que estar preparado para a viagem a torna muito mais proveitosa.
 
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato