Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 11/12/2017

Etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional tem vencedores

Etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional tem vencedores

O Senac-RS já tem os vencedores das Competições Senac de Educação Profissional – Etapa Regional, ocupação Serviços de Restaurante, realizadas entre 6 e 8 de dezembro, na Faculdade Senac Porto Alegre. O evento reuniu nove competidores de quatro escolas - Senac Bento Gonçalves, Senac Comunidade, Faculdade Senac Porto Alegre e Senac Torres – que participaram de desafios reais da profissão durante os três dias de provas. Na última sexta-feira (8), aconteceu a cerimônia de premiação. 

Em primeiro lugar ficou o competidor Leonardo Linhares da Silva, do Senac Comunidade; em segundo, Marlos Lorenzo da Rocha Freitas, da Faculdade Senac Porto Alegre, e, em terceiro, o representante do Senac Bento Gonçalves, Chrystian Paiva. Os dois melhores alunos (1° e 2° lugar) na ocupação seguem treinando juntos. Em 2018, haverá a eliminatória nacional das Competições Senac de Educação Profissional, sendo que seus vencedores representarão o Brasil na WorldSkills 2019, a maior competição de educação profissional do mundo que acontecerá em Kazan, na Rússia. Em setembro deste ano, o Senac-RS já selecionou alunos que, no ano que vem, participam da disputa nacional nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha e Cuidados de Saúde e Apoio Social. 
 
Durante a premiação da etapa regional, o diretor do Senac-RS, José Paulo da Rosa, destacou as medalhas de excelência conquistadas nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, durante a WorldSkills em Abu Dhabi, realizada em outubro deste ano. “Participar das Competições Senac e de uma WorldSkills é um desafio muito grande. A área de Serviços de Restaurante carece de profissionais qualificados, há um espaço muito grande para os profissionais qualificados trabalharem. Não tenho dúvida que o competidor que se destacar nesse segmento e representar o Brasil em uma WorldSkills tem o futuro garantido”, acrescentou. 
 
O aluno do Senac Comunidade, Leonardo Linhares da Silva, comemorou a conquista do primeiro lugar. O estudante de 19 anos fez o curso por meio do Programa Master Garçom do Senac-RS, que promove cursos de garçom de forma gratuita para pessoas de baixa renda. “Fiquei sabendo das Competições por meio do professor Felipe Rodrigo Soares, que também me treinou para esta etapa regional. Decidi participar das competições por acreditar que é uma ótima oportunidade de melhorar meu currículo.  Com certeza vou aproveitar muito essa formação”, declarou o aluno. 
 
Histórico do Senac-RS na WorldSkills
Em 2016, o Senac Brasil criou uma nova forma de seleção para participar da WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo. A instituição lançou as Competições Senac de Educação Profissional.   O Senac-RS venceu a etapa nacional das competições e teve três representantes na WorldSkills 2017: Gérson Nunes, na ocupação Cozinha, Júlia Goulart, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, e Vitória Menezes, em Cabeleireiro. Os três representantes conquistaram medalha de excelência na competição internacional.
 
Realizada a cada dois anos, em um país diferente, a WorldSkills é voltada a jovens até 22 anos. Eles devem demonstrar, durante as provas, habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais. 
 
Neste ano, o Brasil teve um excelente desempenho na competição que aconteceu em Abu Dhabi, entre 14 e 19 de outubro. A delegação do País, composta por 56 alunos do Senac, Senai e Instituto Federal, conquistou 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de 26 medalhas de excelência, ficando em 2º lugar no ranking geral que considera a pontuação, com um total de 34.901 pontos. A Rússia foi a primeira colocada, com 35.461 pontos.
 
 
Etapa regional Competições Senac de Educação Profissional – Vencedores ocupação Serviços de Restaurante
1° lugar: Leonardo Linhares da Silva – Senac Comunidade
2° lugar: Marlos Lorenzo da Rocha Freitas – Faculdade Senac Porto Alegre
3° lugar: Chrystian Bagiston Paiva – Senac Bento Gonçalves
 
 
 
 
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato