Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 03/10/2017

Alunos do Senac-RS representam o Brasil em competição internacional

Alunos do Senac-RS representam o Brasil em competição internacional

A maior competição de educação profissional do mundo – a 44ª WorldSkills Competition – terá representantes gaúchos. O evento acontece de 14 a 19 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e terá três alunos do Senac-RS que representarão o Brasil na disputa. São eles: Gérson Nunes, na ocupação Cozinha, Júlia Ribeiro, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, e Vitória Menezes, na ocupação Cabeleireiro. Durante as provas, os alunos devem demonstrar habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma dessas ocupações profissionais.

Seis alunos do Senai-RS também participam da competição. São eles: Gustavo Andreola e Lucas Tochetto (Mecatrônica), Murilo Antunes da Silva (Tecnologia em Mídia Impressa), Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske (Robótica Móvel) e Andrei Chiesa (Joalheria). Os representantes gaúchos - que irão se juntar aos demais representantes da delegação brasileira na WorldSkills - passaram pelas etapas escolares, estadual e venceram a nacional para, enfim, poder representar o País na competição de nível mundial.
 
Competidores do Senac-RS
Formado no Curso de Cozinheiro pela Faculdade Senac Porto Alegre, Gérson Nunes, de 19 anos, está em busca do ouro nas provas da Cozinha. A relação com a gastronomia começou cedo. Aos 12 anos, Gérson aprendeu a cozinhar e o que era uma necessidade tornou-se paixão. “Está sendo a maior experiência profissional que tive na vida, não só as competições, mas todo o processo. Evoluí e continuo evoluindo todos os dias, em termos técnicos e emocionais”, explica.
 
Aos 21 anos, Júlia Goulart, aluna do Curso Técnico em Enfermagem do Senac Saúde, é a representante da instituição na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social. Júlia reforça a abrangência do setor de saúde e justifica sua escolha pela área de apoio social: “Ajudar o próximo é a melhor maneira de viver”. Já Vitória Guimarães, 20 anos, formou-se em 2014 nocurso de Cabeleireiro do Senac Centro Histórico. A jovem competidora vê a profissão de cabeleireiro como uma arte capaz de desenvolver a autoconfiança das pessoas e vê, na WorldSkills, a chance de se destacar. “Quero fazer um bom trabalho, estamos aperfeiçoando técnicas para atingir um padrão de qualidade internacional, e o meu objetivo é ser melhor a cada dia”.
 
Premiação
Os três primeiros colocados de cada modalidade recebem as medalhas de ouro, prata e bronze. O competidor que recebe a maior nota entre todos os competidores ainda é agraciado com o prêmio Albert Vidal, que homenageia o fundador da organização pela dedicação ao desenvolvimento de competências técnicas pelo mundo.
 
Sobre a WorldSkills: Realizada a cada dois anos, em um país diferente, o evento é a maior competição de educação profissional do mundo, voltada a jovens até 22 anos. Durante as provas, competidores de 77 países simulam desafios de 51 profissões, que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais. Em 2017, são esperados cerca de 1,3 competidores.  Com mais de 60 anos de história, a Competição reúne jovens qualificados de todo o mundo que também trocam experiências de seus ofícios.
 
A delegação brasileira, neste ano, contará com alunos do Senai, do Senac e dos Institutos Federais de Educação. Clique aqui e veja a lista dos representantes brasileiros na WorldSkills.
 
 
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato